Economia
Desatualização do CadÚnico pode gerar cancelamento do BPC
A inscrição no CadÚnico é algo que se faz obrigatório para poder receber o benefício do BPC. Saiba mais!
As parcelas após o cancelamento do BPC-Loas, que é o Benefício de Prestação Continuada, previsto na Lei Orgânica da Assistência Social, é o que garante, pelo menos, um salário mínimo por mês para idosos com idade igual ou acima de 65 anos, ou para deficientes de qualquer idade.
Leia mais: O Benefício de Prestação Continuada (BPC) pode ser ampliado; confira!
Em casos de pessoas com deficiência, essa condição precisa causar impedimentos de natureza física, mental, intelectual ou sensorial de longo prazo, com dois anos de efeitos pelo menos, o que acabe impossibilitando de participar de forma plena e efetiva na sociedade, em condições de igualdade com as pessoas.
Para que seja possível ter direito a esse benefício, a renda familiar per capita também não poderá ultrapassar ¼ do salário mínimo, além da renda principal. Quem possui deficiência passa por uma avaliação médica e social no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Vale ressaltar que, o benefício pode vir a ser cancelado também, conforme informações do INSS, cada caso é um caso, pois há vários motivos que podem levar à interrupção ou ao cancelamento do pagamento do BPC.
Um advogado especialista em direito previdenciário, João Badari, que faz parte do escritório do Aith, Badari e Luchin Advogados, diz que, entre alguns motivos, temos a desatualização do Cadastro Único, o aumento da renda familiar ou até mesmo o fim da condição de deficiência por exemplo.
A inscrição no CadÚnico é algo que se faz obrigatório para poder receber o benefício do BPC. O cadastramento precisa ser realizado antes do requerimento do benefício aos canais de atendimento do INSS, ou à agência da Previdência Social (APS).
Também é um dos requisitos, para receber o benefício, a inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) de quem está solicitando e também e todas as pessoas da família.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas2 dias atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo2 dias atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia2 dias atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025
-
Tecnologia2 dias atrás
Transforme seu celular Xiaomi com estas 6 configurações importantes