Conecte-se conosco

Tecnologia

Descubra como se prevenir de links falsos enviados por WhatsApp

Veja como cibercriminosos podem roubar seus dados ou tomar conta do seu celular por meio de mensagem em massa ou até mesmo um vírus através de uma publicidade.

Publicado

em

O WhatsApp se tornou a rede de mensagens instantâneas mais utilizada no mundo. De acordo com a pesquisa Panorama Mobile Time/Suggestion Box, 99% dos telefones celulares do Brasil possuem o app instalado.

Devido a esses dados, é comum que muitas pessoas tentem usar o aplicativo para aplicar golpes, por meio de mensagem em massa ou até mesmo um vírus através de uma publicidade que interrompe o uso do telefone mediante notificações via push, pop-up ou qualquer outra forma pela qual eles consigam deixar o usuário desconfortável ao usar o telefone.

Portanto, embora não sejam particularmente prejudiciais, podem criar uma experiência ruim. Para descobrir se alguma mensagem contém esse vírus, você deve verificar se há “wp20 ru” em seus links.

“Wp20 ru” é um vírus de redirecionamento também conhecido como sequestrador de navegador, por isso você deve sempre ter certeza antes de entrar em qualquer link que uma rede social envie para você, mesmo que seja de familiares ou amigos, porque eles já podem ter sido vítimas, sendo usados como clones.

Portanto, se você for atacado por vírus, seja no seu celular, computador ou tablet, é muito importante ter sempre um antivírus confiável habilitado para prevenir ou eliminar a invasão.

Se algum aplicativo que não for de fábrica ou não tiver sido instalado por você constar no seu aparelho, desinstale imediatamente, pois ele pode ser uma ameaça. Outro sinal a ser observado é quando o smartphone trava e não reinicia ou executa ações por conta própria, o que também pode ser indicativo de vírus.

Além disso, é necessário verificar se o sistema começa a funcionar mais lentamente do que o normal ou com comportamento irregular, com diversos anúncios e mensagens pop-up aparecendo em sua área de trabalho. Outro ponto a se observar é se existem programas ou softwares no seu celular que você não instalou.

Tayná Luli, jornalista brasileira, atuante a cinco anos no mercado como redatora, responsável pela apuração, redação e revisão de textos de cunho jornalístico e como produtora na criação de roteiros para programas institucionais em empresas publicas e privadas.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS