Política
Desoneração da Folha: Votação somente com consenso, diz Pacheco
Congresso Nacional e Poder Executivo precisam estar alinhados.
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, afirmou ontem que a proposta de desoneração da folha de pagamento para 17 setores da economia será reconsiderada quando houver consenso entre o Congresso Nacional e o Poder Executivo sobre como compensar as perdas de arrecadação. A votação da matéria estava prevista para esta quarta-feira, mas foi retirada da pauta.
“Esse item será incluído novamente quando houver consenso entre o Poder Legislativo e o Poder Executivo quanto à fonte de compensação da desoneração”, anunciou Pacheco.
Na terça-feira (16), a Advocacia-Geral da União (AGU) e a Advocacia-Geral do Senado solicitaram ao Supremo Tribunal Federal (STF) a prorrogação do prazo estabelecido pelo ministro Cristiano Zanin, que havia suspendido o processo de desoneração da folha de pagamento por 60 dias. O prazo terminaria nesta semana, mas o ministro Edson Fachin atendeu ao pedido, estendendo o prazo até 11 de setembro.
Desoneração da Folha
Durante a sessão desta quarta-feira, Pacheco agradeceu ao ministro Edson Fachin pela decisão. “De modo sensível, compreendendo a importância desse consenso entre Legislativo e Executivo, concedeu mais tempo para que esse consenso possa ser definitivamente estabelecido”, disse o presidente do Senado.
O Projeto de Lei 1.847/2024 prevê a reoneração gradual da folha de pagamento de 17 setores, mantendo a desoneração integral neste ano e retomando gradualmente a tributação sobre a folha entre 2025 e 2027.
Para compensar os gastos com a desoneração, a presidência do Senado apresentou várias propostas, incluindo a repatriação de recursos no exterior, um programa de estímulo ao pagamento de multas em agências reguladoras, o recolhimento de recursos esquecidos no sistema financeiro nacional e o corte de despesas em programas sociais devido a fraudes e pagamentos indevidos.
“Todos esses itens são previsíveis e não causam desgaste político ou econômico para os contribuintes, pois são opcionais e incentivam a regularização, beneficiando os contribuintes brasileiros”, explicou Pacheco.
(Com Agência Brasil).

-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Quando um trabalhador tem direito ao adicional por insalubridade?
-
Agronegócio2 dias atrás
Cróton: conheça a rotina de cultivo ideal para essa planta
-
Tecnologia1 dia atrás
O melhor widget do Android é gratuito, nativo e quase ninguém aproveita
-
Investimentos2 dias atrás
O que o Fundo Garantidor de Crédito não cobre: veja os investimentos fora da proteção
-
Tecnologia1 dia atrás
Já sabe como usar? WhatsApp agora pode digitalizar documentos
-
Carreira19 horas atrás
Aprenda a baixar e proteger seus dados armazenados no LinkedIn
-
Tecnologia14 horas atrás
Criança gasta mais de R$ 7.500 em jogos online e mãe faz alerta
-
Finanças1 dia atrás
Crédito do Trabalhador: onde contratar o novo empréstimo consignado para CLT?