Saúde
Desvendando o medo: Descubra fobias que vão além do inofensivo
Conheça fobias que parecem medos inofensivos, mas que podem ser incontroláveis e até paralisar as pessoas. Será que você tem uma delas?
Transtornos de ansiedade podem causar medos incontroláveis e, em alguns casos, sem uma explicação clara. Nesse casos, eles são chamados de fobias.
Os sentimentos e sintomas que as fobias causam são diversos e muitas vezes individuais, mas, de forma geral, o medo pode ser tão forte que impede a realização de ações e, muitas vezes, as pessoas evitam completamente o objeto que causa esse medo, trazendo tantas sensações desagradáveis e até limitantes, por serem apavorantes.
Devido a isso, algumas fobias podem ser não só limitantes, mas também incapacitantes, impedindo que as pessoas tenham suas vidas comprometidas por não conseguirem lidar com essas situações que lhes causam tanto medo e desconforto em enfrentá-las.
Existem medos comuns, que a maioria das pessoas conhece, mesmo que não os tenha. Medos de alguns insetos, de aranhas, o incontrolável medo de altura, entre tantos outros.
Mas você conhece o medo de banana? O medo de balões? Pois saiba que eles existem e as pessoas com fobia desses objetos podem ter ataques de pânico quando expostas a eles.
Existe até mesmo o medo de realizar atividades consideradas comuns para o dia a dia da maioria das pessoas, como tomar banho.
A ablutofobia, que é justamente esse medo de tomar banho, é uma dessas fobias pouco conhecidas, mas existem várias outras, como a ombrofobia, que é o medo de chuva, que atinge pessoas em várias idades.
Existe também o medo de queijo, a turofobia, além da xantofobia, o incomum medo da cor amarela.
Esses medos costumam ser irracionais e precisam ser diagnosticados por um profissional médico de saúde mental, que irá ajudar na busca pela causa dessas fobias e poder tratá-las.
Toda pessoa que acredita possuir um medo pode e deve buscar a ajuda médica para realizar uma avaliação que possa direcionar as melhores opções de tratamento para o seu medo específico, baseando-se, principalmente, na causa daquela fobia.

-
Tecnologia18 horas atrás
Descubra o horário ideal do dia para desligar o celular, segundo Bill Gates
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Aumentos no iFood: o que muda para quem entrega de bike ou moto?
-
Tecnologia1 dia atrás
Robôs, IA e biotecnologia: estudo revela as empresas mais inovadoras da agricultura
-
Automobilística2 dias atrás
O que mudou nas leis para películas de carro? Entenda as exigências
-
Política1 dia atrás
PEC das Guardas Municipais avança e pode ser votada esta semana
-
Mundo1 dia atrás
Colômbia pede adesão ao banco dos Brics e sinaliza afastamento dos EUA
-
Mundo1 dia atrás
Trump propõe uso de carvão para alimentar data centers de IA
-
Empresas1 dia atrás
Ourofino Saúde Animal tem lucro ajustado de R$ 2,1 mi no 1TRI25