Conecte-se conosco

Agronegócio

Dicas tops! Confira os principais cuidados na hora de plantar pitanga

Listamos os principais cuidados que você precisa ter na hora de cultivar essa espécie e tenha uma pitangueira vigorosa e cheia de frutos

Publicado

em

A pitanga (Eugenia uniflora) é o fruto originado da pitangueira, árvore nativa da Mata Atlântica. A fruta vermelha levemente ácida é muito comum em todos os cantos do Brasil. Além de saboroso, o fruto da pitangueira é rico em nutrientes e antioxidantes, sendo um ótimo alimento para inserir na dieta.

E se você é amante da fruta e de todos os benefícios que ela proporciona, saiba que o cultivo da pitanga pode ser feito de forma simples, já que a árvore é resistente e se mostra pouco exigente com relação a cuidados. Acompanhe algumas dicas de cuidados para obter sucesso no plantio da pitanga. Confira!

Clima, solo e propagação

A árvore da pitanga tem a capacidade de aclimatar-se a diversos ambientes e zonas climáticas, preferindo lugares ensolarados e terrenos úmidos. Seu cultivo é viável em áreas externas como quintais e jardins, bem como em recipientes próprios para plantas.

No entanto, ela não tolera temperaturas extremamente baixas e locais propensos a geadas. O período ideal para o plantio de pitangueiras coincide com os meses de maior precipitação, sendo a disseminação da planta possível através de sementes ou enxertos.

Plantio, regas e luminosidade

Por ser uma fruta muito comum e fácil de cultivar, a semente da pitangueira também germina facilmente, levando um período 20-25 dias para este processo. Assim, para fazer a propagação por meio de sementes, utilize balainhos com terra úmida e bem fértil.

Irrigue os balainhos muitas vezes durante os 10 primeiros dias, principalmente se for em clima muito quente. Depois que as mudas estiverem desenvolvidas e as raízes começarem a sair no fundo dos balainhos, faça a transplantação para o local definitivo.

A pitanga deve ficar em local bem iluminado e com incidência de sol direto. Faça regas regulares nos primeiros meses e depois vá diminuindo gradativamente.

Pragas

A pitanga é bem resistente, dificilmente alguma praga ou doença afetará seu desenvolvimento, contudo, caso surja, recomenda-se o uso de inseticidas e a realização da poda das folhas e ramos afetados.

Colheita

A primeira frutificação da pitangueira ocorre após o terceiro ano do plantio, a depender das condições de cultivo. Sendo assim, dê atenção especial à sua pitangueira, para que ela cresça saudável e vigorosa.

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS