Economia
Diga adeus ao RG antigo: Descubra a nova Carteira de Identidade Nacional!
Conheça mais sobre a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) e saiba qual é o prazo definido para o fim da validade do antigo RG.
Muitos querem saber mais sobre a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) e até quando o antigo documento de identificação, o Registro Geral (RG), permanecerá válido no Brasil. E, finalmente, temos uma data final já definida.
A CIN é um documento que visa unificar os dados dos cidadãos brasileiros com maior praticidade e segurança. Ela será emitida em um modelo único, com validade em todo o território nacional — e um pouco além — contendo o Cadastro de Pessoa Física (CPF) como único número de identificação.
A nova identidade também terá uma versão digital, podendo ser acessada através do aplicativo Gov.Br, uma vez que o documento já tenha sido devidamente expedido.
Além disso, a CIN terá elementos de segurança, como um QR Code e um código internacional que permitirá a entrada em países do Mercosul de maneira facilitada.
Validade do antigo RG
O antigo RG, por sua vez, terá validade até o dia 28 de fevereiro de 2023, então, não será preciso trocar imediatamente pela nova identidade.
A troca entre os documentos será feita de maneira gratuita. No entanto, a partir de 6 de novembro de 2023, os órgãos expedidores ficarão obrigados a adotar os padrões da nova identidade.
Diferenças entre os documentos
A principal diferença entre o antigo RG e a nova CIN, é que o novo documento terá apenas um número em todo o território nacional, que será o CPF.
Outra mudança é que será possível acessar a identidade moderna de forma digital, através do aplicativo Gov.Br, o que facilita o acesso e comprovação dos dados dos cidadãos.
Além disso, a CIN será um documento com mais recursos de segurança, como um QR Code, que permite a rápida e simples verificação da autenticidade do documento.
Mas, a mudança mais interessante é a adição de um código internacional, que permite a entrada em países do Mercosul sem a necessidade de passaporte.
Assim, fica nítido que a intenção do governo brasileiro é tornar a identidade nacional um documento mais prático, útil, único e seguro, através de todos esses recursos e facilidades.
No entanto, nem todos os estados estão emitindo a CIN, sendo que até o momento apenas os que seguem abaixo oferecem o novo documento:
- Rio de Janeiro;
- Santa Catarina;
- Rio Grande do Sul;
- Piauí;
- Pernambuco;
- Paraná;
- Acre;
- Goiás;
- Alagoas;
- Minas Gerais;
- Mato Grosso.

-
Tecnologia1 dia atrás
Não caia nessa! 3 mensagens que podem ser golpes disfarçados no WhatsApp
-
Mercado de Trabalho13 horas atrás
Quando um trabalhador tem direito ao adicional por insalubridade?
-
Finanças2 dias atrás
Fatura paga na sexta: em quanto tempo o limite do cartão é liberado?
-
Economia2 dias atrás
Receita lança painel interativo sobre renúncias fiscais de empresas
-
Tecnologia1 dia atrás
Ferramenta expõe dados de contato no LinkedIn e preocupa usuários
-
Mundo2 dias atrás
FBI alerta para golpes com vozes geradas por inteligência artificial
-
Mercado de Trabalho1 dia atrás
Brasil é o 6º país que mais adota trabalho remoto no mundo; veja o ranking
-
Empresas2 dias atrás
Log-In lucra R$ 26,5 mi no 1TRI25, alta de 219%