Conecte-se conosco

Investimentos

Dinheiro na poupança ‘encolhe’ há 20 meses seguidos

Em tempos de inflação alta e crise, a poupança não é o melhor investimento a ser escolhido. Evite-a, confira aqui!

Publicado

em

Inflação

A inflação encontra-se altíssima no Brasil e, em consequência disso, a poupança vem perdendo seu valor a aproximadamente vinte meses seguidos. Ou seja, as pessoas que possuem dinheiro na modalidade de investimento mais popular no Brasil, que é a poupança, estão perdendo muito dinheiro a quase 2 anos seguidos.

Veja também: O efeito dominó que causa a inflação: entenda!

O fato é que em abril a rentabilidade da poupança ficou em 0,56% em termos nominais, enquanto a inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) foi de 1,06%, a maior taxa constatada historicamente em 26 anos.

Ou seja, a caderneta, com isso, obteve um retorno ínfimo e extremamente negativo de -0,50% ao mês. Nesse sentido, no acumulado em 12 meses, até abril, a poupança teve um rendimento real negativo (descontada a inflação) de 6,58%, uma perda maior do que foi observada nos doze meses até março, -6,20%, conforme demonstra o levantamento da provedora de informações financeiras Economática.

À vista disso, de acordo com a planejadora financeira Myrian Lund, “a tendência da poupança é render no máximo a inflação, então ela é uma opção para o curto prazo. Como investimento, você quer ganhar acima da inflação. Então, a poupança não é o produto que vai dar isso. Não está dando hoje e nem tende a dar no futuro”.

Ou seja, aqueles que estão fazendo investimentos em poupança estão perdendo muito dinheiro devido a inflação estratosférica que está imperando no Brasil. Talvez, você que esteja investindo em poupança, seja a hora de mudar seu dinheiro de local. Em tempos de inflação alta, a poupança é o pior investimento.

Publicidade
Comentários

MAIS ACESSADAS