Conecte-se conosco

Agronegócio

Direitos dos animais em foco: o verdadeiro problema por trás das ovelhas cor-de-rosa

Publicado

em

A polêmica da vez é referente ao uso de algumas ovelhas em um tradicional festival britânico. Segundo informações da PETA e da RSPCA, duas importantes organizações voltadas para os direitos dos animais, o Festival Latitude, que sempre ocorre na região de Suffolk, no Reino Unido, estaria cometendo maus-tratos contra animais.

Para ser mais exato, a denúncia se deve ao fato de que, durante as festividades, algumas ovelhas são pintadas com tinta rosa e colocadas para pastar de modo a entreter os visitantes, que por sua vez adoram tirar fotos com os animais coloridos.

As reclamações das referidas instituições sobre a prática não são de hoje, e há registros de petições registradas no ano de 2019, antes da pandemia, para tentar proibir essa prática. Entretanto, na internet as opiniões se dividem entre os que são contra e os que são a favor da manutenção da tradição.

Crédito: BBC/Reprodução

Por que fazem isso com os animais?

Segundo informações divulgadas pelos próprios organizadores, esse costume de tingir a lã das ovelhas de rosa começou há cerca de 14 anos e desde então não parou mais.

Por sua vez, as autoridades de East Sussex, condado no sudoeste da Inglaterra, disseram não enxergar crime nisso, já que a tintura seria um corante à base de água e não representaria risco algum.

Ainda de acordo com os organizadores do festival, são tomadas diversas medidas para garantir a segurança das simpáticas ovelhas, e pelo que foi dito, nenhum animal morreu por conta da tinta rosa. Apesar do tom tranquilizador dos responsáveis, tanto a PETA quanto a RSPCA taxam a prática de ignorante e cruel.

Como foi dito antes, os proprietários reforçam que o corante não é prejudicial para o bem-estar dos animais. Em contrapartida, a petição criada pelas ONGs até o momento já conta com quase 3 mil assinaturas. Por fim, o desfecho dessa história ainda não é certo, mas nos anos anteriores petições iguais foram assinadas, mas o festival não parou.

Lembrando que, aqui no Brasil, lá pelos anos 1970, era bastante comum encontrar ovelhas igualmente pintadas circulando pelas ruas do país puxando pequenos carrinhos. A prática comum era a seguinte: os proprietários cobravam dinheiro para que os pais tirassem fotos dos seus filhos ao lado dos bichinhos.

Na sua casa, talvez, até haja alguma foto dessa, já que era moda na época.

Bruna Machado, responsável pelas publicações produzidas pela empresa Trezeme Digital. Na Trezeme Digital, entendemos a importância de uma comunicação eficaz. Sabemos que cada palavra importa e, por isso, nos esforçamos para oferecer conteúdo que seja relevante, envolvente e personalizado para atender às suas necessidades. Contato: bruna.trezeme@gmail.com

Publicidade

MAIS ACESSADAS