Automobilística
Dirija sem pagar: Cidade brasileira oferece CNH de graça!
A inscrição no programa é até o dia 1º de junho e deve ser feita no site do Departamento Estadual de Trânsito. Saiba mais.
A Carteira Nacional de Habilitação é o certificado de que o portador está apto a dirigir veículos automotores no Brasil.
Emitida pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) de cada estado brasileiro, o processo exige a aprovação do candidato após uma série de aulas teóricas e práticas, exames médicos e psicológicos, além de provas escritas e práticas.
No entanto, muitos brasileiros não conseguem arcar com todo esse processo, devido ao valor que pode ser relativamente alto. Para ampliar o acesso a esse documento, o governo do Acre abriu inscrições para o Programa Social de Formação de Condutores de Veículos Automotores. Confira detalhes!
Programa CNH Social 2023
Para se inscrever no programa CNH Social, é necessário preencher alguns requisitos, como não possuir CNH, ser estudante com idade entre 18 e 25 anos que cursou e concluiu o ensino médio na rede pública de ensino.
Além disso, moradores das zonas urbana e rural inscritos no Cadastro Único dos Programas Sociais (CadÚnico) do governo federal.
A inscrição no CNH Social é até o dia 1º de junho e deve ser feita no site do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AC). Vale ressaltar que o programa CNH Social disponibilizará um total de cinco mil vagas, sendo 5% reservados a pessoas com deficiência (PcD).
Taynara Martins, presidente do Detran/-AC, a CNH abre portas para diversos desafios. Segundo ela:
”Para gerar mais oportunidades, postos de trabalho e renda, o governo prioriza, pelo segundo ano consecutivo, a oferta das CNHs gratuitas. Aumentamos em quase três vezes a oferta de vagas, para que mais pessoas sejam alcançadas.”
Os candidatos inscritos no programa podem concorrer as seguintes opções:
- adição de categorias A ou B;
- habilitação gratuita nas categorias A ou B;
- mudança da categoria B para a D.
O programa CNH Social oferece aulas teóricas e práticas de direção, além de arcar com as taxas de inscrição, exames médicos e psicológicos e a própria emissão da CNH.
É importante destacar que todos os municípios do Acre serão contemplados. Assim, o governo disponibilizou 40% das vagas aos moradores da capital Rio Branco e 60% para os residentes das demais cidades.

-
Tecnologia14 horas atrás
Não caia nessa! 3 mensagens que podem ser golpes disfarçados no WhatsApp
-
Finanças2 dias atrás
Aposentadoria aos 40 anos é um sonho possível; veja dicas para chegar lá
-
Empresas2 dias atrás
Lucro da JBS salta 77,6% no 1TRI25, para R$ 2,9 bi
-
Economia2 dias atrás
Acordo entre China e EUA reduz tarifas comerciais e é elogiado por Lula
-
Carreira2 dias atrás
A IA pode se transformar no seu ‘coach de carreira’ perfeito; veja como
-
Curiosidades2 dias atrás
Saiba por que brasileiros têm chamado Portugal de ‘Guiana Brasileira’
-
Economia2 dias atrás
INSS: Congresso recebe pedido para instalação de CPMI
-
Investimentos1 dia atrás
O que são franquias e como começar uma, segundo dicas de especialista