Conecte-se conosco

Economia

Discurso do Presidente Fed muda trajetória dos preços dos ativos, diz Genial

o efeito sobre os ativos brasileiros foi negativo

Publicado

em

O discurso do Presidente Federal Reserve (Fed) mudou a trajetória dos preços dos ativos, segundo a Genial Investimentos.

De acordo com a corretora, após uma reação positiva à decisão do Comitê de Política Monetária (Fomc) do Banco Central dos Estados Unidos (Fed) de manter a taxa básica de juros da economia americana constante entre 0,0% e 0,25% ao ano, anunciar o final das compras de ativos no início de março, iniciar o processo de aumento da taxa básica de juros “em breve” (sem especificar a data) e confirmar que deverá começar a reduzir o balanço do Banco Central somente após iniciar o processo de normalização da política monetária com aumento dos juros, os investidores mudaram o comportamento diante da entrevista do Presidente da instituição, Jerome Powell.

Também disse que na entrevista o presidente do Fed explicitou que o “Comitê está com foco sobre a alta de juros em março, se as condições forem apropriadas”, o que não era esperado pelos investidores, além de ter indicado que a taxa de inflação no país, que já atinge 7,0% ao ano, o maior nível desde 1982, pode ser mais persistente do que o esperado pela autoridade monetária, o que forçaria o Fed a adotar uma política monetária mais dura do que a projetada pelos investidores.

Assim, com estas declarações, o índice DXY, que compara o preço do Dólar frente a seis moedas fortes, passou a subir, as taxas de juros dos títulos de 2, 10 e 30 anos atingiram recordes do dia e as bolsas de valores entraram em trajetória de queda.

“Da mesma forma, o efeito sobre os preços dos ativos brasileiros foi negativo. O Real, que vinha em uma trajetória de valorização no dia, fechou praticamente estável, os juros futuros entraram em elevação, enquanto a BOVESPA que chegou a valorizar mais de 2,0% ao longo do dia, fechou o pregão com valorização próxima a 1,0%”, destacou.

Publicidade
Comentários

MAIS ACESSADAS