Economia
Dona de casa também é trabalhadora: saiba como garantir sua aposentadoria
Se você é dona de casa e deseja saber se tem direito à tão sonhada aposentadoria, confira tudo o que o INSS diz sobre o assunto.
Inúmeras donas de casa, assim como donos de casa, não sabem se têm direito à aposentadoria ou não. Segundo a legislação previdenciária brasileira, essas pessoas possuem o direito à aposentadoria, mas somente se forem contribuintes ativos do INSS.
No entanto, se elas já contribuíram por tempo suficiente para o INSS, também possuem o direito. No entanto, vale lembrar que a Previdência Social também atende ao grupo das empregadas domésticas e, por isso, cada setor possui suas próprias regras para conseguir a sonhada aposentadoria.
Diferenças entre dona de casa e empregada doméstica
A dona de casa e a empregada doméstica exercem atividades muito semelhantes, mas, ainda assim, possuem suas respectivas diferenças. A empregada doméstica é uma segurada do Instituto Nacional do Seguro Nacional (INSS). O empregador tem a obrigação de pagar suas contribuições.
Por outro lado, temos a dona de casa, que exerce a função dentro do próprio lar. Deste modo, segundo a legislação brasileira, ela é uma segurada facultativa. Isso quer dizer que ela deve fazer sua própria contribuição ao INSS, mas somente se quiser.
Saiba como a dona de casa pode contribuir com o INSS
As contribuições podem ser realizadas através do plano facultativo de baixa renda, do plano simplificado e do plano convencional. Para saber como cada um deles funciona, continue acompanhando o texto.
Plano facultativo de baixa renda
Neste caso, a dona de casa precisa fazer parte de uma família de baixa renda. A família em questão precisa receber uma renda mensal de até dois salários mínimos e se inscrever no Cadastro Único. Ela também precisa se dedicar totalmente ao trabalho doméstico.
Plano simplificado
Para as donas de casa que querem se aposentar recebendo o salário mínimo, o plano simplificado é a melhor opção. No entanto, a contribuição gira em torno de 11% sobre a renda mensal ganha.
Plano convencional
Por último, temos o plano convencional, que é destinado às donas de casa que querem conseguir sua aposentadoria através de uma renda maior do que o piso nacional atual do salário mínimo.

-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Quando um trabalhador tem direito ao adicional por insalubridade?
-
Agronegócio2 dias atrás
Cróton: conheça a rotina de cultivo ideal para essa planta
-
Tecnologia1 dia atrás
O melhor widget do Android é gratuito, nativo e quase ninguém aproveita
-
Carreira17 horas atrás
Aprenda a baixar e proteger seus dados armazenados no LinkedIn
-
Tecnologia1 dia atrás
Já sabe como usar? WhatsApp agora pode digitalizar documentos
-
Investimentos1 dia atrás
O que o Fundo Garantidor de Crédito não cobre: veja os investimentos fora da proteção
-
Tecnologia12 horas atrás
Criança gasta mais de R$ 7.500 em jogos online e mãe faz alerta
-
Finanças1 dia atrás
Crédito do Trabalhador: onde contratar o novo empréstimo consignado para CLT?