Tecnologia
Dona do Facebook anuncia nova rede de cabos submarinos para ‘reforçar’ sua IA
Trata-se do Project Waterworth.
A Meta, dona do Facebook, revelou o Project Waterworth, seu maior investimento em infraestrutura de cabos submarinos até o momento. A iniciativa prevê a construção de uma rede com 50 mil quilômetros de extensão, interligando os Estados Unidos, Índia, África do Sul, Brasil e outras regiões estratégicas ao redor do mundo. A empresa afirma que este será o cabo submarino mais longo a utilizar a mais avançada tecnologia de alta capacidade disponível.
Segundo a Meta, o projeto visa fortalecer a economia digital, ampliar a inclusão digital e criar novas oportunidades para o desenvolvimento tecnológico das regiões conectadas. Um dos principais benefícios será a melhoria da infraestrutura necessária para a inovação em inteligência artificial, garantindo maior capacidade de transmissão de dados.
Nos últimos dez anos, a Meta tem colaborado com diversos parceiros no desenvolvimento de cabos submarinos e atualmente está envolvida em 20 projetos, incluindo o 2Africa, que circunda o continente africano e conta com a participação de empresas como China Mobile, Orange e Vodafone. Esse cabo tem capacidade de transmissão de 240 Tbps.
Dona do Facebook
O Project Waterworth também pretende criar três novos corredores oceânicos de conectividade de alta velocidade, essenciais para impulsionar avanços tecnológicos. Com um design inovador, a rede contará com o mais longo cabo de 24 fibras do mundo, permitindo um aumento significativo na velocidade da transmissão de dados.
A empresa ainda destaca que este será o primeiro cabo projetado para operar em águas profundas de até 7.000 metros. Para garantir a integridade da infraestrutura, a Meta implementará novas técnicas para enterrá-lo em áreas de alto risco, principalmente próximas às costas, minimizando impactos de âncoras de navios e outros possíveis danos.
Além do impacto global, o projeto reforça a posição de Portugal como um dos principais pontos de conexão de cabos submarinos. Atualmente, o país está ligado a 11 cabos submarinos operacionais ou em fase de planejamento, proporcionando acesso direto a 91 estações de conectividade e 62 países. A Equinix destaca que Portugal foi o primeiro país a estabelecer conexão direta em fibra óptica com todos os continentes.
O Project Waterworth se junta a outras iniciativas globais de conectividade, incluindo um novo cabo submarino que ligará Portugal aos Estados Unidos, em um projeto liderado pelo Google, que já solicitou licença para a instalação da infraestrutura.
(Com Agências Internacionais).

-
Tecnologia13 horas atrás
Usar IPTV pode dar cadeia? Saiba o que diz a lei sobre pirataria
-
Mercado de Trabalho1 dia atrás
O que pode levar à demissão por justa causa? Caso de Bocardi gera polêmica
-
Finanças1 dia atrás
Se você tem essa moeda de 500 cruzeiros, saiba que ela pode valer uma fortuna
-
Tecnologia7 horas atrás
WhatsApp ganha função de calculadora; veja como funciona
-
Mundo2 dias atrás
Vini Jr compra o clube português Alverca
-
Bancos1 dia atrás
Pix por aproximação já está disponível para clientes Bradesco; veja como funciona
-
Educação2 dias atrás
Jeff Bezos aponta 10 livros que moldaram sua visão e liderança
-
MEI2 dias atrás
MEIs em alta: 5 atividades mais procuradas por microempreendedores no Brasil