Conecte-se conosco

Saúde

Jamais durma a noite toda com ventilador ligado! Entenda o motivo.

O uso do ventilador é uma válvula de escape para amenizar o calor. Mas será que dormir com o ventilador ligado faz mal para a saúde? Confira.

Publicado

em

Por conta de altas temperaturas em todo o país, principalmente no Nordeste Brasileiro, é muito comum o uso frequente de ventilador nas residências. Se você é uma daquelas pessoas que dorme a noite toda com o ventilador ligado, mas na manhã seguinte acorda com dor de garganta, coceira na pele, secura no nariz, vermelhidão ocular e mal-estar, é melhor pensar duas vezes antes de insistir nesse hábito.

Principais riscos do uso constante de ventilador

Maior circulação de partículas com potencial alergênico

Poeira, mofo, pelos, pólen, ácaros e fungos servem de gatilho para desencadear sintomas de alergia. Não importa se a sua casa estiver completamente limpa. O ventilador irá fazer com que o ar circule mais rápido, piorando a sua qualidade.

Maior resfriamento do ar

Temperaturas frias auxiliam na redução da umidade do ar, ressecando mucosas, pele e compromete a proteção contra agentes causadores de doenças. Assim, o sistema imunológico fica mais fraco, o que torna o organismo suscetível à vírus que podem causar doenças e bactérias. A dor de garganta é um dos principais sintomas causados pelo resfriamento do ar.

Piora alergias e problemas respiratórios

Aumento de câimbras musculares

Dormir com o vento do ventilador diretamente sobre o corpo pode fazer com que os músculos fiquem rígidos ou doloridos, causando câimbras. Pessoas que dormem com o ventilador perto do rosto e do pescoço, acabam sofrendo com dor nos locais.

Forma correta para uso do ventilador

  • Mantenha o aparelho sempre limpo para evitar que ácaros e outras partículas prejudiciais se espalhem pelo ambiente (limpe com um pano úmido as pás dos dois lados);
  • Aspire o cômodo que você dorme e retire a poeira da superfície dos móveis;
  • Deixe o ventilador no chão, posicionado para cima e o ajuste para girar de um lado para outro. Dessa forma, o vento não vai direto e constante para o seu corpo.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS