Conecte-se conosco

Agronegócio

É a dança do maxixe? Saiba como plantar essa hortaliça incrível!

Muito utilizado na culinária nordestina, o maxixe é fácil de cultivar em vasos. Confira os detalhes desse plantio simples!

Publicado

em

O maxixe é uma hortaliça tradicional do Nordeste, utilizada para acompanhar cozidos de carnes ou como substituto do pepino em saladas e conservas. Trata-se de uma planta que pode ser cultivada em vasos de forma simples e prática, bastando, para isso, que sejam observados alguns cuidados básicos do plantio tradicional. Acompanhe!

Reprodução: Freepik

Como plantar maxixe em casa?

Para começar, separe um vaso de bom tamanho que apresente orifícios de drenagem. O ideal é que o vaso seja de barro, já que ele ajuda a manter as raízes úmidas, contribuindo para o bom desenvolvimento da planta. Coloque uma camada de pedriscos no fundo e depois cubra as pedras com manta de bidim. Preencha o restante do vaso com substrato apropriado: terra rica em matéria orgânica.

Adquira sementes de maxixe em viveiros ou supermercados. Em geral, elas são vendidas a preços bem acessíveis. Opte por sementes de boa qualidade e faça a semeadura do maxixe, colocando as sementes na terra de forma espaçada. Cubra com uma fina camada de terra e regue com cuidado.

Nos primeiros dias as regas devem ser frequentes, até que a planta germine e fique firme. Depois, pode-se diminuir gradativamente. O correto é manter o solo levemente úmido, nunca encharcado demais. Além disso, deixe seu vaso em local bem iluminado, com incidência de sol direto na maior parte do dia.

Periodicamente, faça adubações. Há diversas formas de adubar a terra. Opte, nesse caso, por adubo orgânico, que precisa se decompor antes de ser inserido no solo, como estercos, húmus de minhocas, restos de peixes e crustáceos, que ajudam no melhor desenvolvimento da hortaliça, trazendo os nutrientes necessários de que ela precisa.

Depois que as sementes forem plantadas, a hortaliça vai começar a dar frutos entre 50 a 80 dias. O tempo pode variar dependendo da forma que o maxixe foi cultivado e cuidado.

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS