Empresas
É dever dos entregadores do iFood subir até o andar do cliente para fazer a entrega? Entenda
É função do entregador do iFood levar a encomenda até a porta do apartamento do cliente ou ele deve ir somente até a portaria? Saiba as regras.
Essa é uma discussão que ronda a internet há tempos. O trabalho do entregador de qualquer aplicativo de alimentos é levar a encomenda até o destino. No entanto, muitos clientes têm a seguinte dúvida: a entrega deve ser feita até a portaria do prédio ou até a porta do apartamento?
Clientes que pedem alimentos pelo iFood muitas vezes se sentem no direito de solicitar que o entregador suba de elevador ou até mesmo diversos lances de escada, para que a comida seja entregue na porta do apartamento.
No entanto, a plataforma se posicionou no que diz respeito ao recomendado sobre a entrega das encomendas. Esse posicionamento se deu após diversas situações desconfortáveis acontecerem entre os motoboys e os clientes, justamente pela discussão sobre o dever do entregador de subir ou não.
Em um dos vídeos, o cliente aparece filmando o motoboy, que, por sua vez, também grava a situação. O cliente diz que irá reclamar com o iFood sobre a conduta do trabalhador e se recusa a fornecer o código da entrega. Ainda é possível assistir ao vídeo que viralizou na rede social TikTok.
Esse não é o único caso que roda as redes, já que diversos outros motoboys expuseram situações em que são criticados pelos clientes por não subirem até o apartamento.
O que o iFood diz sobre a situação?
Um dos representantes da marca, Leonardo Fabricia, que é coordenador senior de branding e valorização do entregador, se posicionou sobre essa questão.
Leonardo conta que, além de não haver nenhuma obrigatoriedade para que o entregador suba, o recomendado é sempre que o cliente se dirija até a portaria para receber o pedido.
E essa não é a única recomendação feita pela marca. Os entregadores parceiros do aplicativo têm sua localização compartilhada com o cliente quando saem para realizar a entrega. Dessa maneira, o correto é que o comprador desça e o espere na portaria, facilitando a agilidade do processo.
Muitas vezes, a recusa dos entregadores para subir até o apartamento é motivada por algo muito simples. A falta de segurança para deixar sua moto ou bicicleta na rua, sobretudo no período da noite. Sem contar a possibilidade de ser atacado por um cachorro nas dependências desses condomínios.
Além de perder um tempo precioso, o qual poderia ser utilizado para fazer outra entrega, o entregador pode voltar e nem mesmo encontrar o seu veículo no lugar em que deixou.
Dessa forma, é importante que os clientes sejam empáticos e entendam que esses profissionais só estão buscando exercer sua função com segurança e agilidade.

-
Mundo2 dias atrás
A curiosa razão pela qual cidades europeias estão dando galinhas a moradores
-
Tecnologia2 dias atrás
Pouca gente sabe que usar Starlink em prédios pode dar problema! Veja por quê
-
Finanças2 dias atrás
Caixa Tem lança cartão sem anuidade e com limite inicial de R$ 800
-
Cotidiano2 dias atrás
7 mil vagas para tirar CNH grátis: período de inscrição já começou
-
Investimentos2 dias atrás
Tudo o que você deve avaliar em uma franquia antes de investir
-
Cotidiano1 dia atrás
Feriados de abril: veja quais caem em dias úteis e podem virar descanso prolongado
-
Automobilística2 dias atrás
Renault Sandero sai de linha no Brasil após 17 anos: veja os motivos
-
Bancos2 dias atrás
Nubank altera regras do Ultravioleta e pode impactar clientes do cartão premium