Conecte-se conosco

Agronegócio

É fitness e é bom: conheça os benefícios do famoso “queijo” ricota

Fonte de proteínas, a ricota é preparada com o soro do queijo e possui menos gordura se comparada com os outros tipos.

Publicado

em

Você sabia que a ricota não é propriamente um queijo? De origem italiana e derivada do leite, a ricota é um subproduto da fabricação de queijos, como o provolone.

Apesar de comumente ser relacionada a um tipo de queijo branco, a ricota não pode ser considerada, graças a seu processo de fabricação. 

A ricota é um derivado do queijo, entretanto possui baixo teor de gordura. Além disso, ela é preparada com o soro do queijo, enquanto os queijos são preparados com o coalho do queijo.

Dessa forma, por ser feita com o soro do leite, a ricota é uma excelente fonte de proteínas e possui menos gorduras que os outro queijos. Pensando nisso, hoje vamos mostrar os principais benefícios da ricota para a saúde!

Benefícios da ricota para a saúde

Mesmo não sendo queijo, a ricota é um alimento super benéfico para a saúde, principalmente para quem busca uma vida saudável e equilibrada.

A ricota possui quantidade reduzida de sódio, reduzindo assim o inchaço causado pela retenção líquida, diminuindo a pressão arterial. Além disso, esse alimento possui grande quantidade de cálcio, fortalecendo os ossos e dentes, prevenindo a osteoporose. 

Outro benefício, é que o consumo do laticínio ajuda a acelerar o processo de ganho de massa muscular magra.

Além disso, a ricota também é fonte de importantes minerais que influenciam na execução do corpo e suas funções com equilíbrio e eficiência, como o zinco, iodo, selênio, potássio e fósforo, e as vitaminas A, B, D e E.

Alguns macronutrientes são essenciais para o bom funcionamento do corpo, a ricota fornece uma quantidade considerável do nutriente, onde uma porção de meia xícara de ricota integral tem aproximadamente 14,1 g de proteína, o que equivale a quase um terço da quota diária para um adulto de 60kg.

Agora que você sabe o quanto a ricota é benéfica para a saúde, que tal inserir esse laticínio na sua alimentação?

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS