Automobilística
É infração parar no hidrante? CTB tira essa dúvida agora!
Existem alguns locais em que é proibido estacionar. Descubra se parar na frente de hidrante é infração de trânsito.
No trânsito brasileiro e mundial, alguns locais não permitem que veículos sejam estacionados, salvo motivo de força maior devidamente justificável. Isso porque parar o carro ou moto nesses lugares causaria muito transtorno e dificuldade para os demais.
Assim, os estacionamentos irregulares são aqueles que vão contra as normas de trânsito e acabam ocupando espaços proibidos ou indevidos. Os problemas ocasionados podem ser variados, como alguns exemplos que seguem:
- congestionamentos;
- danos ao patrimônio público e privado;
- poluição ambiental e sonora;
- acidentes.
Não só isso, mas os estacionamentos irregulares podem impedir ou dificultar o acesso de veículos de emergência, como polícia, bombeiros e ambulâncias, que precisam ter meios de acessar urgentemente esses locais.
Por que parar na frente de hidrante de incêndio é considerado infração de trânsito?
Inicialmente, cabe esclarecer que, conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), estacionar junto ou sobre hidrantes de incêndio, registro de água ou tampas de poços de visita de galerias subterrâneas é considerado infração de trânsito.
Para caracterizar a infração, no entanto, é preciso que estes itens estejam devidamente identificados, conforme especifica o Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
Isso porque estacionar na frente dos hidrantes de incêndio acaba dificultando o trabalho dos bombeiros em caso de incêndio. O equipamento fornece água para combater as chamas e deve estar livre para ser conectado às mangueiras dos caminhões.
Agora imagine o cenário de um incêndio e que, ao chegar, os bombeiros são impedidos de utilizar o hidrante, pois um carro está estacionado na frente dele. Complicado, não é mesmo? Se isso acontecer, os profissionais terão que perder tempo para remover o automóvel ou, ainda, encontrar outro hidrante.
Então, por colocar em risco a vida das pessoas e integridade dos imóveis, esse é um local proibido de se estacionar. Caso a norma seja descumprida, caracteriza uma infração de gravidade média, punível com multa e consequente remoção do veículo.

-
Mundo2 dias atrás
Não é Paris nem Nova York: cidade mais linda do mundo fica no Brasil
-
Bancos2 dias atrás
Dinheiro ‘desaparece’ das Caixinhas e clientes do Nubank exigem solução
-
Investimentos1 dia atrás
Governo aprova mudanças na tributação de investimentos; saiba como ficou
-
Agronegócio12 horas atrás
Você nunca mais vai jogar borra de café fora depois de ver o que ela faz nessas 3 plantas
-
Agronegócio2 dias atrás
Abate de vacas e porcas gestantes é PROIBIDO pela Justiça
-
Finanças19 horas atrás
Baby boomers enfrentam pesadelo com aposentadoria, mas solução pode ser simples
-
Economia1 dia atrás
Saque FGTS calamidade liberado! Veja quem pode sacar até R$ 6.220 mil
-
MEI1 dia atrás
É MEI e ultrapassou o limite de faturamento? Aja rápido: saiba agora o que fazer