Economia
É necessário ter um advogado especializado para se aposentar? Entenda
Para quem quer se aposentar, uma das maiores dúvidas é se realmente se faz necessário ter o auxílio de um profissional da área de Direito.
A resposta é direta e simples: não é necessário! Você pode optar por passar por esse processo sem a ajuda de um advogado especialista na área. Mas, para isso, precisa entender sobre as regras impostas pela Previdência Social.
Para aqueles que quiserem se aventurar sozinhos, é necessário se atentar, já que qualquer erro no processo pode fazer com que o INSS negue sua solicitação. Outro erro que pode acontecer é no momento de fazer os cálculos, já que uma conta errada pode te fazer receber um valor menor do que deveria.
Para evitar prejuízos e dor de cabeça, é sempre bom estar atento ao tempo de trabalho necessário para a sua aposentadoria. Trabalhar um mês a menos pode diminuir o valor do benefício, e por um dia seu pedido poderá ser negado.
A primeira coisa a se fazer então é saber quanto tempo você precisa trabalhar para se aposentar e quanto tempo de contribuição você possui. Atente-se também a sua idade, pois quanto mais novo for o assegurado, maiores as chances de o valor de o benefício ser menor.
Antes de dar entrada ao pedido, é necessário fazer um cálculo previdenciário para entender como está a sua atual situação. Também é preciso entender que existe mais de um tipo de aposentadoria e que você pode se enquadrar em mais de uma.
É um erro se deixar levar pela experiência alheia. Não é porque seu amigo se aposentou com tal idade ou sua prima se aposentou com tanto tempo trabalhado que essa regra também se aplicará a você. Existem diversos fatores que podem interferir nesse processo, entre eles, se você já ficou algum período sem trabalhar ou se sua profissão se encaixa em alguma condição insalubre.
Além de se atentar aos tipos de aposentadoria, seja ela por idade, tempo de contribuição, mista, rural, entre outras, é necessário se atentar às chamadas regras de transição, que surgiram quando da reforma da Previdência, no final de 2019.
Como fazer o cálculo previdenciário?
Na plataforma do INSS é disponibilizada uma calculadora que você pode utilizar para fazer o cálculo do seu benefício, porém, é sempre importante se atentar se todos os seus dados dos CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais) estão corretamente inseridos no cadastro.
Qualquer erro no cadastramento pode acarretar erros no processo de conversão do tempo trabalhado, o que pode causar incertezas no cálculo.
Importância do CNIS
O CNIS é um documento que é responsável por conter todas as informações da vida trabalhista de um cidadão. Todo e qualquer período trabalhado deve estar nesse documento.
Muitas vezes o INSS não está atualizado de acordo com o CNIS. Logo, para aqueles que não querem ajuda profissional para seguir com o processo, é necessário conferir se todos os dados do CNIS estão no INSS. Dessa maneira, caso não conste no Instituto Nacional do Serviço Social, você pode cadastrar essas novas informações para não ser prejudicado.

-
Tecnologia1 dia atrás
Criança gasta mais de R$ 7.500 em jogos online e mãe faz alerta
-
Carreira2 dias atrás
Aprenda a baixar e proteger seus dados armazenados no LinkedIn
-
Tecnologia1 dia atrás
Google Fotos lança recurso para melhorar imagens antigas com Ultra HDR
-
Política2 dias atrás
Cidade brasileira proíbe cigarros eletrônicos em locais públicos; conheça a nova lei
-
Tecnologia3 horas atrás
Descubra o horário ideal do dia para desligar o celular, segundo Bill Gates
-
Mercado de Trabalho1 dia atrás
Aumentos no iFood: o que muda para quem entrega de bike ou moto?
-
Automobilística1 dia atrás
O que mudou nas leis para películas de carro? Entenda as exigências
-
Política17 horas atrás
PEC das Guardas Municipais avança e pode ser votada esta semana