Conecte-se conosco

Agronegócio

É o xique-xique do maxixe: veja como ter essa espécie na sua casa

De sabor semelhante ao pepino, o maxixe é simples e prático de ser cultivado. Confira o passo a passo e aproveite para tê-lo na sua horta.

Publicado

em

O maxixe é uma hortaliça muito popular que tem origem no continente africano e vem se tornando cada vez mais presente na culinária brasileira. Com um sabor semelhante ao do pepino, o maxixe é facilmente cultivado e amplamente utilizado na região Nordeste. 

Por isso, hoje vamos apresentar um guia passo a passo sobre como plantar e cuidar dessa planta, para que você possa diversificar sua horta e aproveitar os benefícios do maxixe. Veja a seguir.

Conheça o maxixe

O maxixe possui uma enorme versatilidade na cozinha. Essa hortaliça pode ser consumida cru, em saladas ou cozido, junto com outros vegetais. Além disso, você pode realizar o plantio do maxixe diretamente no chão ou em vasos, podendo cultivá-lo em casa e desfrutar de todos os benefícios dele.

Confira a seguir o passo a passo de como cultivar maxixe da forma correta.

Como cultivar 

A forma mais prática de cultivar maxixe é em vasos. Dessa forma, você deve escolher o recipiente adequado para que a sua hortaliça cresça de maneira saudável. Os vasos de madeira e argila são os mais indicados para esse plantio, por permitirem trocas gasosas entre as raízes da planta e a atmosfera. 

Agora, siga o passo a passo abaixo:

  • Escolha o recipiente adequado para realizar o plantio. O ideal é que ele possua furos no fundo para facilitar o escoamento de água;
  • Depois, faça uma camada de pedras no fundo para uma boa drenagem;
  • Em seguida, invista em solos areno-argilosos e faça uma mistura com adubo orgânico para que o substrato fique adequado para o cultivo;
  • Feito isso, é hora e colocar as sementes. Elas podem ser adquiridas em casas de jardinagem ou pela internet;
  • Depois de plantá-las, complete com mais terra;
  • Por fim, realize uma boa rega.

Dicas e cuidados 

Para que o maxixe se desenvolva bem, o ideal é que ele seja cultivado em regiões quentes, com temperaturas elevadas. Você deve posicionar o vaso em locais com incidência solar ou próximo a uma janela, caso o cultivo seja feito dentro de casa.

Além disso, quanto a rega, é necessário que o solo seja mantido sempre úmido, porém não deve ficar encharcado. Verifique sempre as condições do susbtrato antes de regar e faça-a com cuidado!

Colheita 

O clico de produção do maxixe é bastante rápido. Cerca de 50 a 80 dias após a semeadura, os primeiros frutos irão aparecer.

Agora que você sabe como plantar e cultivar o maxixe é simples e fácil, que tal colocar em prática?

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS