Conecte-se conosco

Educação

É possível estudar fora do Brasil utilizando a nota do ENEM?

Você sabia que é possível utilizar a sua nota do ENEM para estudar fora do Brasil? Confere aqui como isso é possível!

Publicado

em

Sem sombra de dúvidas, fazer seus estudos fora do Brasil é um sonho para muitos estudantes brasileiros que desejam a independência financeira e uma carreira próspera no mercado de trabalho. Nesse sentido, é importante esclarecer que hoje em dia existem muitos meios pelos quais se torna possível sim fazer uma viagem para o exterior e estudar lá.

Um exemplo dessa movimentação inclusive são as próprias bolsas de estudos que as universidades e as instituições de ensino acabam oferecendo para imigrantes. Além disso, existem muitos programas que encontram-se ligados a outras universidades estrangeiras, o que acaba facilitando essa movimentação dos brasileiros que querem estudar fora do Brasil.

Não obstante, dentro os países que encontram-se na Europa e que oferecem bolsas de estudos para brasileiros estão: Itália, França e Espanha. É fundamental salientar que cada programa estabelece as regras da viagem e até mesmo das bolsas de estudo. Não obstante, na Espanha, especificamente, algumas universidades aceitam as notas do ENEM para que o estudante brasileiro ingresse em suas universidades.

Na itália e na França o ENEM não é aceito tendo em vista que os programas que abrangem esses dois países estão fundados no rendimento acadêmico do aluno, ou seja, já é necessário estar dentro de uma instituição de ensino para poder fazer esses deslocamento, esse intercâmbio.

Por fim, vale mencionar que em Portugal também é aceita a nota do ENEM como forma de ingressar nas universidades que existem em Portugal. No entanto, no caso de Portugal não existem bolsas de estudos, a média do ENEM dita se você pode entrar na universidade mediante ao pagamento de uma taxa mensal para a instituição, ou seja, as universidade de Portugal cobram taxas mensais de seus estudantes, até mesmo dos que são de fora do país.

Geógrafo e pseudo escritor (ou contrário), tenho 23 anos, gaúcho, amante da sétima arte e tudo que envolva a comunicação

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS