Curiosidades
É possível saber a aparência de animais extintos há milhões de anos?
Um artista ilustrador renderizou imagens de animais extintos há milhões de anos. Confira como era a aparência de 6 deles.
A extinção de espécies é um processo natural que ocorre na cronologia da vida da Terra, tal como o surgimento de novas espécies. Estudar o passado nos ajuda a compreender o presente e a pensar em soluções para o futuro.
Mas, às vezes, esse estudo sobre o passado, além de agregar muito entendimento a pesquisadores e estudiosos, pode também despertar algumas curiosidades. Afinal, é por meio dos porquês que nos interessamos a desvendar tal assunto.
Uma das dúvidas que podem ser refletidas é: Como era a aparência dos animais que hoje estão extintos? Para isso, Paleorex, um artístico gráfico ilustrador, renderiza imagens para que pelo menos a curiosidade sobre a aparência desses animais extintos seja sanada.
Portanto, prepara-se para descobrir como possivelmente era a imagem dos seis animais que listamos aqui.
Tiranossauro Rex
Imagem: reprodução / Paleorex
Dentes afiados, corpo maciço e mandíbula forte faziam parte da aparência do maior predador que já viveu na Terra, por sorte nossa, bem antes da nossa existência. Caso o tiranossauro rex não tivesse entrado em seu processo de extinção, certamente nem nós nem muitos outros seres estariam vivos.
Tapejara
Imagem: reprodução / Paleorex
O tapejara viveu no Brasil durante o período Cretáceo. Esse pterossauro tinha uma crista em seu focinho e, para aquele período, seu 1,3 metro o tornava um animal pequeno. Sua imagem lembra um pouco o casuar-do-sul, uma ave não voadora encontrada na Indonésia, Nova Guiné e Austrália.
Synthetoceras
Imagem: reprodução / Paleorex
Os synthetoceras foram encontrados somente na América do Norte, ou seja, era uma espécie endêmica de protoceratidae. Sua existência data do final do período Mioceno e um detalhe que chama atenção é a ornamentação em sua cabeça.
Oviraptor
Imagem: reprodução / Paleorex
A espécie poderia ser encontrada no continente asiático durante o fim do período Cretáceo. Esse predador onívoro era de pequeno porte e a forma que chocava seus ovos é bem próxima à maneira como as aves modernas o fazem. Além de suas garras que auxiliavam em suas caças, o oviraptor também tinha uma crista bem diferenciada.
Velociraptor
Imagem: reprodução / Paleorex
Este foi outro animal que tinha algumas características em comum com aves modernas. O velociraptor é relativamente popular e conseguia matar suas vítimas com o uso de suas garras. Além disso, a anatomia do animal também se assemelha às aves modernas.
Carnotauro
Imagem: reprodução / Paleorex
Sua aparência chama atenção pela desproporção em seus olhos e braços. Apesar de ter olhos, chifres, braços e crânio pequenos, esse animal que viveu durante o período Cretáceo caçava grandes dinossauros herbívoros. Isso era possível graças a sua capacidade de atingir altas velocidades.

-
Política2 dias atrás
Itália altera regras de cidadania por descendência e impacta brasileiros; veja detalhes
-
Mundo1 dia atrás
A curiosa razão pela qual cidades europeias estão dando galinhas a moradores
-
Tecnologia1 dia atrás
Pouca gente sabe que usar Starlink em prédios pode dar problema! Veja por quê
-
Empresas2 dias atrás
Stefanini reorganiza operação e aposta em crescimento com IA e aquisições
-
Empresas2 dias atrás
Marketplace da Petrobras lança API Store
-
Finanças2 dias atrás
Se você mora sozinho, também pode receber benefícios pelo Caixa Tem
-
Automobilística2 dias atrás
CNH vencida? Saiba os prazos de renovação e evite penalidades
-
Finanças2 dias atrás
Fale com o gerente! 5 taxas bancárias desnecessárias que você paga