Tecnologia
É seguro utilizar papel alumínio ao cozinhar um alimento na air fryer? Descubra agora!
As fritadeiras elétricas estão cada vez mais populares, pois, fornecem mais praticidade e conforto na hora de cozinhar. Mas será que é seguro utilizar itens como o papel alumínio nelas?
Quem não conhece a famosa air fryer? Essas fritadeiras elétricas se tornaram famosas no mundo todo e são conhecidas como excelentes aliadas no preparo de refeições rápidas.
A eficiência é tanta que até mesmo grandes celebridades, como o lutador americano George Foreman, se renderam aos encantos do equipamento. E não é para menos, afinal, nem todos dispõem de muito tempo para cozinhar e precisa recorrer aos dispositivos salvam vidas (ou estômagos).
Mas como nem tudo são flores, o eletrodoméstico pode trazer alguns problemas. Por exemplo, os anunciantes nos comerciais passam a impressão de que qualquer coisa pode ser preparada no aparelho, embora os especialistas da área digam que isso não é verdade.
Quais são os limites da fritadeira?
O papel alumínio é um item bastante comum na culinária, servindo principalmente para ajudar no preparo de assados. Ele garante que o alimento aqueça de maneira uniforme, distribuindo melhor o calor.
Entretanto, diversos fabricantes de fritadeiras elétricas não recomendam o seu uso junto do produto, alegando que isso representa um perigo para a vida útil do eletrônico. Veja a opinião da professora de engenharia elétrica da FEI, Michele Rodrigues:
“O papel alumínio e o manteiga não são aconselhados na hora de cozinhar em fritadeiras elétricas, pois podem obstruir as aberturas de ventilação da fritadeira e levar a um superaquecimento, danificando o aparelho”.
Ainda de acordo com a especialista, o alumínio também pode gerar faíscas se tiver contato com a resistência elétrica do equipamento, causando até mesmo um incêndio na cozinha.
Dicas de prevenção
Por sorte, existem algumas dicas que podem te ajudar a prevenir acidentes e ter uma experiência mais segura, vamos conferir algumas delas a seguir:
1. Jamais use utensílios de metal ou pontiagudos para mexer ou tirar os alimentos da fritadeira. Esse cuidado também evita que você danifique a superfície do eletrodoméstico.
2. Não sobrecarregue a sua air fryer com óleo ou outros líquidos além do recomendado pelo manual de instruções, assim é possível evitar vazamentos e acidentes com alimentos quentes.
3. Evite colocar comida congelada diretamente na fritadeira, isso prejudica o processo de aquecimento a longo prazo e ainda pode causar danos ao eletrodoméstico.
4. Se possível, procure não utilizar adaptadores de tomada ou extensões elétricas para ligar a sua fritadeira, já que eles podem superaquecer e sobrecarregar o produto.

-
Tecnologia2 dias atrás
Já sabe como usar? WhatsApp agora pode digitalizar documentos
-
Tecnologia2 dias atrás
O melhor widget do Android é gratuito, nativo e quase ninguém aproveita
-
Investimentos2 dias atrás
O que o Fundo Garantidor de Crédito não cobre: veja os investimentos fora da proteção
-
Carreira1 dia atrás
Aprenda a baixar e proteger seus dados armazenados no LinkedIn
-
Tecnologia23 horas atrás
Criança gasta mais de R$ 7.500 em jogos online e mãe faz alerta
-
Finanças2 dias atrás
Crédito do Trabalhador: onde contratar o novo empréstimo consignado para CLT?
-
Política1 dia atrás
Cidade brasileira proíbe cigarros eletrônicos em locais públicos; conheça a nova lei
-
Tecnologia21 horas atrás
Google Fotos lança recurso para melhorar imagens antigas com Ultra HDR