Economia
Economista ganhador de Nobel faz duras críticas à possível criação de moeda comum entre Brasil e Argentina; Entenda
A moeda comum é um sistema monetário no qual vários países usam a mesma moeda. Saiba tudo sobre o que deseja o atual presidente Lula (PT).
O atual presidente da república Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez uma visita recente à Argentina e declarou que deseja criar uma moeda comum entre os dois países. A ideia de lançar o “peso-real” recebeu alguns elogios, mas também muitas críticas de vários especialistas da área.
Uma dessas pessoas que criticaram foi ninguém menos que Paul Krugman. Segundo ele, a implementação de uma moeda comum entre Brasil e Argentina é uma “ideia terrível”.
Afinal, quem é Paul Krugman?
Paul Krugman é um economista americano, ganhador do prêmio Nobel de Economia em 2008 e colunista do The New York Times. Ele nasceu em 1953 em Nova York, EUA. É autor de mais de 20 livros sobre economia, incluindo “The Return of Depression Economics” (1999) e “The Conscience of a Liberal” (2007).
O economista comentou no Twitter sobre essa ideia de moeda comum:
“Não sei quem teve essa ideia, mas certamente não foi alguém que soubesse alguma coisa sobre economia monetária internacional”, afirmou o economista no Twitter.
Ele é conhecido por não ser adepto a criptomoedas e ativos digitais em geral. Para ele:
“Uma moeda compartilhada pode fazer sentido entre economias que são os principais parceiros comerciais um do outro e que são semelhantes o suficiente para que não enfrentem grandes choques assimétricos.”
No entanto, esse não é o cenário. O Brasil vende cerca de 4,2% do seu volume total de exportações para a Argentina, que por sua vez exporta 15% para cá.
Entenda o que pretende o presidente Lula
Lula e Alberto Fernández, presidente da Argentina, anunciaram a realização de estudos para criação de uma moeda sul-americana comum.
Segundo eles, o objetivo é facilitar transações comerciais e financeiras, “reduzindo custos operacionais e nossa vulnerabilidade externa”. Tudo isso foi oficializado em uma visita do presidente Lula ao país argentino.
Entenda o que é moeda única e moeda comum
Moeda comum é um sistema monetário no qual vários países usam a mesma moeda, mas mantêm suas próprias autoridades monetárias e fiscais. Isso significa que cada país tem a capacidade de emitir sua própria moeda e controlar sua política fiscal, mas a moeda é a mesma em toda a região.
Já a moeda única é um sistema monetário no qual vários países usam a mesma moeda e compartilham uma autoridade monetária e fiscal, como é o caso do euro, utilizado em Portugal, Alemanha, França e outros.

-
MEI1 dia atrás
Sou MEI, tenho direito ao seguro-desemprego?
-
Mercado de Trabalho24 horas atrás
Aposentadoria sem tédio: 12 jeitos de fazer dinheiro mesmo após os 60 anos
-
Economia1 dia atrás
Taxa Selic sem mistério: entenda de vez por que ela é tão importante
-
Economia2 dias atrás
76 categorias profissionais têm direito ao novo salário mínimo de R$ 1.804
-
Finanças5 horas atrás
Qual a idade mínima e tempo de contribuição para se aposentar?
-
Empresas10 horas atrás
Temu supera Amazon e ocupa o 3º lugar entre os e-commerces mais visitados do Brasil
-
Curiosidades21 horas atrás
Como são as casas do bilionários? Veja as mansões de Gates, Zuckerberg, Bezos e Buffet
-
Finanças55 minutos atrás
Descubra qual eletrodoméstico consome tanta energia quanto 65 geladeiras juntas