Conecte-se conosco

Política

Eleições 2022: com Lula na disputa, partidos do centro avaliam candidatura unificada

A ideia é apoiar um único nome que seja capaz de derrotar o candidato do PT no primeiro turno e levá-lo para a disputa do segundo turno contra o atual presidente.

Publicado

em

Lula

No ano passado, partidos do centro começaram a articular uma possível candidatura unificada para oferecer uma terceira opção e evitar a polarização nas próximas eleições presidenciais. Após o ex-presidente Lula recuperar seus direitos políticos com chances de entrar na disputa em 2022, o grupo voltou a discutir essa possibilidade.

Isso porque a polarização entre o PT e presidente Jair Bolsonaro deve se fortalecer. Desta forma, alguns presidenciáveis cotados para as eleições do ano que vem sinalizaram que podem abrir mão de candidaturas próprias para apoiar nomes mais viáveis.

Entre os pré-candidatos considerados por lideranças do PDT, PSDB, PSB, DEM, Cidadania, Rede e PV, estão Ciro Gomes (PDT), João Dória (PSDB), Luciano Huck (sem partido) e Sérgio Moro (sem partido). A ideia desses partidos é apoiar um único nome que seja capaz de derrotar o candidato do PT no primeiro turno e levá-lo para a disputa do segundo turno contra o atual presidente.

A princípio, o candidato mais cotado pelo PT era Fernando Haddad. Contudo, com Lula se tornando novamente elegível, o mais provável é que o ex-presidente dispute seu terceiro mandato. Desta forma, o cenário eleitoral, que indicava que um nome do centro poderia ir para o segundo turno, mudou drasticamente, e Lula assumiu o segundo lugar nas intenções de voto, de acordo com pesquisas recentes.

Os resultados levaram o grupo a retomar as discussões, que até então não haviam avançado, para definir um nome para a candidatura unificada e evitar a polarização entre Lula e Bolsonaro. Contudo, é pouco provável que os partidos de centro consigam definir uma única opção. Acredita-se que o grupo deve apresentar pelo menos dois candidatos, sendo um de centro direita e outro de centro-esquerda.

Você pode gostar
Continue lendo
Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.