Conecte-se conosco

Ações, Units e ETF's

Eletrobras aliena participação na AES Brasil

Companhia pode integrar operações de Furnas.

Publicado

em

A AES Brasil informou que a Eletrobras (ELET3; ELET6) vendeu participação acionária na companhia e passou a deter 27.827.009 ações ordinárias, o equivalente a 4,62% do total de ações emitidas pela AES Brasil. Segundo o site da B3, a Eletrobras detinha 5,95% do total de ações da AES até 28 de julho deste ano.

Vale lembrar que na última semana a Eletrobras informou que iniciou os estudos preliminares para avaliar a possibilidade de integração das operações entre a companhia e a sua subsidiária integral Furnas.

Na ocasião, elencou que tal medida faz parte da iniciativa de simplificação da estrutura societária e de governança prevista em seu Planejamento Estratégico.

Também disse que o parque gerador de Furnas conta com 22 usinas hidrelétricas, sendo 10 próprias, 2 em parceria com outras empresas, 9 em regime de participação em Sociedades de Propósito Específico (SPEs) e 1 concessão temporária. Além disso, possui 2 termelétricas e 1 complexo eólico próprios.

E acrescentou que estes empreendimentos somam mais de 18 mil MW de potência instalada, dos quais Furnas detém cerca de 12 mil MW.

BTG analisa Eletrobras

O BTG Pactual tem recomendação de compra para a Eletrobras, com preço-alvo em R$ 53.

Em relatório ao mercado, destacou que a PGR apresentou parecer ao STF – concordando parcialmente com a pretensão do governo federal de inconstitucionalidade – que questiona o teto de 10% dos votos estabelecido durante o processo de privatização da Eletrobras.

Também traz que em junho o Advogado Geral da União (AGU), Jorge Messias, já havia emitido parecer semelhante favorável ao governo, enquanto a PGR opinião era a única pendente.

E acrescenta que nas últimas semanas as ações da Eletrobras despencaram com as notícias relacionadas ao andamento de Angra 3, a saída de seu CEO, e agora, a pressão política acrescida da PGR, que certamente não ajuda. A PGR argumenta que o Governo “testemunhou, de mãos atadas, a minoria dos acionistas limitando seu poder de voto (da União), beneficiando-se exclusivamente e prejudicando exclusivamente o governo”.

Redatora. Formada em Técnico Contábil e Graduada em Gestão Financeira. Contato: simonillalves@gmail.com.

Publicidade

MAIS ACESSADAS