Empresas
Eletrobras apresenta proposta final para acordo coletivo de trabalho
A Eletrobras (ELET3, ELET6) anunciou a apresentação de sua proposta final para o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2024-2026. Até o momento, 65% dos empregados da companhia já aderiram ao acordo, com a base do Rio de Janeiro, envolvendo as unidades Furnas e Eletrobras, ainda pendente para a conclusão do processo, que teve início no ano passado.
A Associação dos Empregados da Eletrobras (Aeel) informou que realizará assembleias nos dias 6 e 7 de março para deliberar sobre o acordo. De acordo com a entidade, o novo ACT repete alguns dos termos do acordo anterior, mas inclui avanços significativos para os trabalhadores.
Acordo coletivo
Um acordo coletivo de trabalho é um instrumento jurídico firmado entre empregadores e empregados, representados por sindicatos, que estabelece condições de trabalho específicas para uma categoria ou empresa. Esse acordo visa regulamentar questões como salários, benefícios, jornada de trabalho, condições de segurança, saúde e outros direitos ou deveres que impactam a relação entre empregador e empregado.
Ele tem como objetivo atender às necessidades de ambas as partes, buscando um equilíbrio entre as condições de trabalho e os interesses das empresas, garantindo, ao mesmo tempo, a proteção dos direitos dos trabalhadores. O acordo coletivo pode ser negociado a cada período de tempo, como anualmente ou a cada dois ou três anos, dependendo das necessidades e peculiaridades de cada empresa ou setor. Quando firmado, ele possui força legal e se sobrepõe a acordos individuais, mas deve respeitar os direitos mínimos previstos pela legislação trabalhista.
A empresa
A Eletrobras é a maior empresa de geração e transmissão de energia elétrica da América Latina, controlando um vasto portfólio de usinas hidrelétricas e uma extensa rede de linhas de transmissão. Fundada em 1962, a empresa é uma das principais responsáveis pelo fornecimento de energia elétrica no Brasil, com atuação em todos os estados do país.
A companhia foi privatizada em 2021, após um processo de desestatização, e passou a operar sob o regime de empresa privada, embora continue desempenhando papel estratégico na infraestrutura de energia do Brasil. Além de ser uma referência em geração e transmissão de energia, a Eletrobras é uma das principais geradoras de energia renovável no país, com investimentos significativos em projetos de energia solar e eólica.
Ao longo dos anos, a Eletrobras tem buscado modernizar sua operação, implementando inovações tecnológicas e buscando a melhoria contínua dos seus processos para garantir eficiência, segurança e sustentabilidade na entrega de energia à população brasileira.

-
Investimentos16 horas atrás
Estudante arrisca herança em ações e vê patrimônio ‘derreter’ horas depois
-
Economia22 horas atrás
Top 10 países para curtir a vida depois dos 60. Brasil está entre eles?
-
Moedas1 dia atrás
Maior moeda de ouro do mundo pesa 1 tonelada e vale mais de R$ 3 milhões
-
Economia1 dia atrás
Nova nota fiscal: o que muda e como as empresas devem se adequar?
-
Investimentos2 dias atrás
Geração Z transforma mercado imobiliário ao subverter o sonho da casa própria
-
Empresas2 dias atrás
Quanto custa uma franquia da Chilli Beans? Variedade de modelos atrai empreendedores
-
Economia2 dias atrás
Dívida dos estados brasileiros supera R$ 1 trilhão; quatro deles respondem por 76%
-
Agronegócio19 horas atrás
Você vai sentir os efeitos: La Niña pode voltar ainda este ano, dizem especialistas