Conecte-se conosco

Empresas

Eletrobras deve ser desestatizada até início de 2022, segundo o BNDES

A companhia está no centro de um imbróglio político

Publicado

em

A Eletrobras deve ser desestatizada até o fim deste ano ou, no máximo, no início de 2022. A afirmação é do presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Gustavo Montezano.

A companhia está no centro de um imbróglio político. Enquanto o governo tenta acertar a melhor maneira de privatizar a elétrica, a oposição tem se posicionado contrária às medidas apresentadas até então.

Na última sexta-feira, a estatal informou ter sido qualificada no Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) e incluída no Programa Nacional de Desestatização (PND) do governo federal.

Um decreto publicado no dia anterior no Diário Oficial da União (DOU), autoriza o início dos estudos para estruturação da desestatização. Na hipótese de a Medida Provisória não ser convertida em Lei, a qualificação da Eletrobras, no âmbito do PPI, e sua inclusão no PND, perdem seus efeitos.

Eletrobras (ELET6): Lucia Casasanta renuncia ao conselho da estatal

Eletrobras

De acordo com o Valor Econômico, tanto Montezano quanto a secretária especial do PPI do ministério da Economia, Martha Seiller, destacaram processos já estruturados de concessão, como os de aeroportos, ferrovias e saneamento.

Por mais de uma vez, eles destacaram o peso dos processos de concessão do Porto de Santos e da Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (Cedae) – cujo início do processo está marcado para 30 de abril. Ambos deram como certa a abertura do processo, apesar dos questionamentos ao formato proposto pelo BNDES na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj).

A crise provocada pela pandemia teve impactos diferentes nos setores de infraestrutura, de acordo com a secretária. O setor de portos, por exemplo, foi pouco afetado, com aumento da importação de grãos. Os aeroportos, por outro lado, tiveram um maior impacto, mas são de curto prazo, segundo ela.

Houve alteração, portanto, nas obrigações referentes ao primeiro ano da concessão ou privatização, neste caso. No setor de telecomunicações, disse ela, houve aumento da demanda, mas com a crise e um maior desemprego, os usuários enfrentaram problemas com o pagamento das contas.

A Eletrobras está listada na bolsa brasileira (B3) sob o ticker ELET6.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS