Conecte-se conosco

Empresas

Eletrobras e Ocean Winds firmam parceria

Trata-se de um memorando de entendimento.

Publicado

em

A Eletrobras (ELET3; ELET6), maior geradora de energia do Brasil, anunciou a assinatura de um memorando de entendimentos com a Ocean Winds, uma joint venture entre a portuguesa EDP e a francesa Engie, para explorar o desenvolvimento de projetos de energia eólica no mar no território brasileiro. O acordo foi formalizado durante o Brazil Windpower, um dos principais eventos do setor eólico no país.

A parceria tem como foco o compartilhamento de conhecimento técnico e o trabalho colaborativo entre as empresas, com vistas a estudar e viabilizar a implantação de parques eólicos offshore no Brasil. A Ocean Winds, que já possui cinco projetos cadastrados no Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), totalizando uma capacidade de 15 gigawatts (GW), traz sua experiência internacional para fortalecer o desenvolvimento desse segmento no país.

Com mais de 43 GW de capacidade instalada, a Eletrobras, que domina o cenário de geração de energia no Brasil, vê na energia eólica offshore uma oportunidade de diversificar ainda mais sua matriz energética e contribuir para o avanço de fontes renováveis. A iniciativa também alinha-se às tendências globais de expansão das energias limpas, especialmente em países com vasto litoral como o Brasil, que possui um imenso potencial ainda inexplorado nesse setor.

A colaboração entre as duas empresas deve impulsionar a criação de novas oportunidades de geração de energia sustentável no Brasil, reforçando o compromisso de ambas com a transição energética e a redução de emissões de carbono.

Eletrobras (ELET3; ELET6)

Uma explosão em uma subestação de energia elétrica na cidade de Paulista, Pernambuco, causou um apagão na região metropolitana do Recife dia 21. O incidente deixou três pessoas feridas, mas todas estão em estado estável.

A falta de energia atingiu diversos bairros da capital, incluindo Campo Grande, Espinheiro, Rosarinho, Graças, Santo Amaro e Várzea. Em Olinda, houve registros de interrupção em Jardim Atlântico, Rio Doce e Casa Caiada, enquanto no Loteamento Conceição, em Paulista, também houve relatos de apagão.

De acordo com a Eletrobras, o “desligamento envolvendo a subestação Mirueira” ocorreu às 11h17. No início da tarde, a empresa informou que o “restabelecimento das cargas encontra-se em andamento”, sem divulgar o número exato de clientes ainda sem energia. A causa do desligamento está sendo investigada.

Redatora. Formada em Técnico Contábil e Graduada em Gestão Financeira. Contato: simonillalves@gmail.com.

Publicidade

MAIS ACESSADAS