Empresas
Eletrobras se posiciona após suspensão de assembleia sobre Furnas
Movimento de incorporação.
A Eletrobras (ELET6) anunciou que está tomando todas as medidas necessárias para preservar seus interesses após a suspensão da Assembleia Geral Extraordinária (AGE) convocada para 29 de dezembro, que discutiria a incorporação da Furnas pela empresa.
Segundo a Eletrobras, a AGE teve presença de acionistas suficientes para sua instalação, mas foi suspensa por decisão da desembargadora Maria Isabel Paes Gonçalves, do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, que concedeu uma liminar para suspender a assembleia por 90 dias, visando uma mediação conciliatória.
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Kassio Nunes Marques havia decidido anteriormente enviar o pleito do governo para aumentar sua influência na Eletrobras à Câmara de Conciliação e Arbitragem da Administração Federal (CCAF), dando 90 dias para uma tentativa de solução amigável entre as partes, após a privatização ter limitado a 10% o poder de voto de qualquer acionista da empresa.
Além disso, o desembargador José Nascimento Araujo Neto, do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região, concedeu uma liminar no último dia 29 determinando o sobrestamento da assembleia.
A Eletrobras informou que, de acordo com as decisões mencionadas, os trabalhos da assembleia estão suspensos e serão retomados assim que a situação for devidamente reavaliada pela companhia.
A companhia
A Eletrobras, fundada em 1962, é uma empresa brasileira de capital aberto que atua como uma holding no setor elétrico, com foco em geração e transmissão.
Ela possui uma significativa capacidade instalada de geração e é responsável por uma parte significativa da capacidade total do país, operando em diversas formas de energia, incluindo hidrelétrica, termelétrica, eólica e solar. Em 2010, a empresa adotou uma nova identidade visual para consolidar seu processo de transformação.
Furnas
Furnas Centrais Elétricas S/A, conhecida como Eletrobras Furnas, é uma subsidiária brasileira da Eletrobras que atua no setor de geração e transmissão de energia em alta e extra-alta tensão. Por aproximadamente 50 anos, teve sua sede em Botafogo, no Rio de Janeiro, transferindo-a para o Castelo, na região central da cidade, em 2020.
Presente nas regiões Sudeste, Sul, Centro-Oeste e Norte do Brasil, a Furnas atua em 15 estados e no Distrito Federal desde 1957, desenvolvendo experiência significativa em suas atividades, contando com um corpo técnico de excelência. A empresa opera 22 usinas hidrelétricas, duas termoelétricas e um complexo eólico, com capacidade instalada de 18.291 MW, além de possuir 72 subestações e mais de 35.201 km de linhas de transmissão. Essa ampla infraestrutura atende a uma região que abriga 51% dos domicílios brasileiros e representa 65% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional.
Furnas tem desempenhado um papel ativo na preservação ambiental, alocando recursos financeiros em 24 áreas legalmente protegidas nos estados de Goiás, Tocantins, Mato Grosso, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e no Distrito Federal. Essa iniciativa visa conservar ecossistemas, beneficiando a sociedade ao preservar os recursos energéticos e permitir o uso ordenado dessas áreas para propósitos científicos, turísticos e de lazer.
A empresa também é responsável por transportar 100% da energia elétrica produzida pela Usina Hidrelétrica de Itaipu, a Itaipu Binacional, que é a segunda maior usina hidrelétrica do mundo. Furnas destaca-se por possuir uma capacidade de geração em que 97% provêm de fontes de energia limpa.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025