Tecnologia
Elon Musk quer firmar parceria com a Samsung
Dono da rede social X.
O megaempresário Elon Musk sugeriu estar considerando uma parceria com a Samsung para lançar um smartphone próprio, apelidado de “Celular X”. A declaração veio após a Apple anunciar, durante a Worldwide Developers Conference (WWDC) 2024, a integração do ChatGPT, chatbot de inteligência artificial da OpenAI, em seus dispositivos.
Em resposta a um tuíte que sugeria uma parceria entre sua empresa X (antigo Twitter) e a Samsung para desenvolver um “X Phone”, Musk afirmou que a ideia “não está fora de questão”. A possível colaboração com a Samsung seria uma maneira de competir diretamente com a Apple no mercado de smartphones e oferecer uma alternativa aos usuários preocupados com a privacidade de seus dados.
Elon Musk
Após o anúncio da parceria entre Apple e OpenAI, Musk reagiu criticando a medida como uma “violação de segurança inaceitável” e acusando a Apple de comprometer a segurança dos usuários. O bilionário chegou a ameaçar banir iPhones de suas empresas, como Tesla e SpaceX, alegando que a Apple “não tem ideia do que realmente está acontecendo” ao entregar dados à OpenAI.
A relação entre Musk e a OpenAI é complexa. Musk foi um dos cofundadores da empresa em 2015, mas deixou o conselho em 2018. Desde então, tem sido um crítico da OpenAI, especialmente em relação à sua direção e esforços de comercialização.
Especificações do Celular X
Especulações sobre o “Celular X” incluem uma tela OLED de 6 polegadas, compatibilidade com a internet via satélite da Starlink, carregamento solar e capacidade de servir como controle remoto para os carros da Tesla. No entanto, até o momento, tudo não passa de rumores, e a Samsung não se pronunciou sobre o assunto.
Processo Contra Musk
Investidores da Tesla entraram com um processo contra Elon Musk, alegando que ele desviou recursos e pessoal especializado em inteligência artificial da Tesla para sua nova empresa de IA, a xAI, fundada em 2023. Eles afirmam que Musk usou recursos da Tesla para lançar rapidamente um chatbot de IA, o Grok, para competir com o ChatGPT da OpenAI e o Gemini do Google.
O processo, protocolado no Estado de Delaware, alega que Musk desviou engenharia e dados da Tesla para a xAI, algo que teria levado anos para ser desenvolvido sem esses recursos. Os investidores pedem que Musk e outros réus sejam responsabilizados por violar deveres fiduciários e exigem compensações financeiras para a Tesla.
Acusações de Desvio de Recursos
O processo também acusa Musk de redirecionar chips da Nvidia, originalmente destinados à Tesla, para a xAI, causando um prejuízo de mais de US$ 500 milhões à montadora. Este redirecionamento pode atrasar a configuração dos supercomputadores da Tesla usados para desenvolver carros autônomos.
Cultura Empresarial e Pedidos dos Investidores
Os investidores alegam que Musk exerce um controle tão grande sobre a Tesla que executivos se sentem pressionados a consumir drogas com ele, conforme relato de uma reportagem do Wall Street Journal. Eles pedem à Justiça de Delaware que:
- Declare Musk e outros réus responsáveis por violar deveres fiduciários;
- Ordene o pagamento de danos à Tesla;
- Desaproprie a participação acionária de Musk na xAI em favor da Tesla;
- Imponha um truste construtivo sobre o interesse de Musk na xAI;
- Qualquer outra solução adicional que o tribunal considerar justa e apropriada.

-
Tecnologia1 dia atrás
Não caia nessa! 3 mensagens que podem ser golpes disfarçados no WhatsApp
-
Mercado de Trabalho14 horas atrás
Quando um trabalhador tem direito ao adicional por insalubridade?
-
Finanças2 dias atrás
Fatura paga na sexta: em quanto tempo o limite do cartão é liberado?
-
Economia2 dias atrás
Receita lança painel interativo sobre renúncias fiscais de empresas
-
Tecnologia1 dia atrás
Ferramenta expõe dados de contato no LinkedIn e preocupa usuários
-
Mundo2 dias atrás
FBI alerta para golpes com vozes geradas por inteligência artificial
-
Mercado de Trabalho1 dia atrás
Brasil é o 6º país que mais adota trabalho remoto no mundo; veja o ranking
-
Empresas2 dias atrás
Log-In lucra R$ 26,5 mi no 1TRI25, alta de 219%