Conecte-se conosco

Empresas

Elon Musk recorre à justiça contra a dona do ChatGPT

Megaempresário comanda a Tesla e a xAI, dentre outras.

Publicado

em

Elon Musk entrou com um pedido junto a um tribunal federal para impedir que a dona do ChatGPT, a OpenAI, se transforme em uma empresa com fins lucrativos. Os advogados que representam Musk, sua startup de IA xAI e o ex-membro do conselho da OpenAI, Shivon Zilis, solicitaram uma liminar contra a OpenAI na sexta-feira. A liminar também impediria a OpenAI de, supostamente, exigir que seus investidores se abstivessem de financiar concorrentes, como xAI e outras empresas do setor.

Este processo judicial marca uma intensificação na disputa legal entre Musk, a OpenAI e seu CEO Sam Altman, além de outras partes interessadas, como o investidor Reid Hoffman e a Microsoft. Musk havia processado inicialmente a OpenAI em março de 2024 em um tribunal estadual de São Francisco, mas retirou a reclamação e a reenviou ao tribunal federal meses depois. Os advogados de Musk, sob a liderança de Marc Toberoff, alegam que a OpenAI violou as leis federais de extorsão, conhecidas como RICO.

Em meados de novembro, a queixa foi expandida para incluir alegações de que a Microsoft e a OpenAI violaram as leis antitruste, após a OpenAI supostamente pedir aos investidores que não financiassem empresas concorrentes, como a xAI de Musk. A Microsoft se recusou a comentar sobre o caso.

Elon Musk

Na moção de liminar, os advogados de Musk afirmam que a OpenAI deve ser proibida de “se beneficiar de informações sensíveis competitivas obtidas indevidamente ou por meio de coordenação com a Microsoft”. Em resposta, a OpenAI afirmou, por meio de um porta-voz, que a quarta tentativa de Musk de reiniciar o processo é infundada e sem mérito.

A OpenAI se tornou uma das startups mais valiosas nos últimos anos, com o sucesso do ChatGPT ajudando a impulsionar o interesse corporativo pela inteligência artificial e modelos de linguagem. Desde o lançamento do xAI em julho de 2023, Musk criou o chatbot Grok e está levantando até US$ 6 bilhões, com uma avaliação de US$ 50 bilhões, em parte para adquirir 100.000 chips da Nvidia.

Os advogados de Musk argumentam que a Microsoft e a OpenAI estão tentando consolidar seu domínio no setor de IA, impedindo o acesso de concorrentes ao capital de investimento, criando um “boicote de grupo”. Eles também alegam que a OpenAI não pode continuar sua operação “como um Frankenstein, formado por estruturas corporativas que atendem aos interesses financeiros da Microsoft”.

Redatora. Formada em Técnico Contábil e Graduada em Gestão Financeira. Contato: simonillalves@gmail.com.

Publicidade

MAIS ACESSADAS