Imposto de Renda - IRPF
Empresas que realizam doações e patrocinam podem ter dedução no Imposto de Renda
Nova Lei está garantindo até 2027 a dedução de até 7% em IR para quem doar ou patrocinar um destes projetos.
Nos últimos dias, a IOB afirmou a informação de que será possível deduzir o Imposto de Renda para quem fizer doações ou patrocinar projetos esportivos, tonando-se uma maneira de reduzir o pagamento de contas pela declaração do IR.
Sancionada pelo Governo Federal, a Lei n° 14.439/2022 apontou que o incentivo para apoiar projetos paradesportivos e desportivos foi prorrogado até 2027 por meio da declaração de Imposto de Renda para Pessoas Jurídicas.
Como será possível deduzir se baseando pela Lei?
Ainda este ano, a pessoa física que investir ou doar para setores do esporte poderá ter a diminuição de até 7% sobre o imposto, que antes garantia o limite máximo de 6%.
Para outros tipos de dedução, como as doações para incentivar trabalhos audiovisuais, garantir o direito do adolescente, da criança e do idoso junto ao Pronac (Programa Nacional de Apoio à Cultura), o limite também será mantido em 7%.
O aumento foi de 1% para a dedução do IR às pessoas jurídicas que recebem os tributos do Lucro Real, chegando até 2% de dedução. Com os incentivos do audiovisual e da cultura, com o apoio aos projetos de ação social, apoiando o esporte, o limite é de 4%.
Para conseguir a porcentagem na dedução do Imposto de Renda, será preciso ficar atento a aprovação que o próprio Ministério da Cidadania fornece.
Declaração de IR
As declarações podem ser feitas através do site e-CAC, de forma rápida e segura, com a conta do gov.br que já está cadastrada.
Ao clicar em “Declarações e Demonstrativos”, o usuário poderá acessar o “Meu imposto de Renda” e, depois, será preciso clicar em “Preencher declaração online” e escolher o ano-base para iniciar a declaração. Feito o processo, será preciso escolher a opção “Pré-preenchida”.
Caso prefira contratar um profissional para declarar o Imposto de Renda, será possível optar por um contador de sua preferência.
O valor do Imposto de Renda, pago pelos contribuintes, é repassado para a Receita Federal e tem como destino a saúde, educação, obras e programas sociais apresentados pelo Governo.

-
Política16 horas atrás
Entenda por que a esposa do presidente é chamada de ‘primeira-dama’
-
Tecnologia23 horas atrás
Função pouco conhecida do Google Maps permite ver sua rua há anos atrás
-
Agronegócio2 dias atrás
Esses 5 deslizes estão matando sua horta — aprenda a corrigi-los
-
Empresas2 dias atrás
Wilson Sons, Equatorial e Mater Dei anunciam dividendos
-
Cotidiano2 dias atrás
Mais de 5 milhões de títulos eleitorais são cancelados; veja como regularizar
-
Finanças1 dia atrás
O que está por trás da fortuna de Musk e Gates? Especialista aponta padrões
-
Bancos2 dias atrás
BB confirma acordo de US$ 1 bi com Banco de Desenvolvimento da China
-
Economia2 dias atrás
INSS adota novas regras para proteger dados de segurados