Conecte-se conosco

Finanças

Empréstimo consignado do Auxílio Brasil já está disponível? Confira!

Recentemente, saiu a Portaria que permite uma nova modalidade de crédito aos beneficiários do Auxílio Brasil. Fique por dentro das novidades.

Publicado

em

Diante do aumento do número de indivíduos na linha da pobreza ou abaixo dela devido à crise financeira a qual o Brasil está enfrentando desde o início da pandemia, o Governo Federal implementou uma série de benefícios para essas famílias mais vulneráveis economicamente.

Um dos mais acessados pelas famílias mais necessitadas é o Auxílio Brasil, que é considerado como um facilitador para a conquista de outros benefícios complementares. Nesse sentido, foi anunciado recentemente pelo Ministério da Cidadania uma Portaria que regulamenta a concessão de crédito através desse benefício.

Agora, os beneficiários poderão conseguir empréstimos consignados por meio do Auxílio Brasil. Inicialmente, apenas a Caixa Econômica Federal confirmou a adesão dessa nova modalidade de crédito, mas ainda não confirmou quando iniciará a oferta oficial do crédito consignado.

Além disso, o Banco do Brasil, Banco Pan e Banco Safra informaram que ainda estão analisando a chance de conceder esses empréstimos. Já BMG, Bradesco, Itaú, Inter, Nubank e Santander já anunciaram que não irão disponibilizar essa nova modalidade.

Nessa Portaria, foram disponibilizadas as regras referentes a essa nova modalidade de crédito. Nesse sentido, é importante deixar claro que as parcelas desse empréstimo serão retiradas automaticamente da folha de pagamento do auxílio, e mesmo que auxílio seja cancelado, ainda será de obrigação do beneficiário pagar sua dívida.

O auxílio Brasil, atualmente, repassa aos seus beneficiários a quantia de R$ 600, no entanto, esse auxílio possui como valor-base R$ 400.

“Mesmo se deixar de receber o benefício do Auxílio Brasil, você precisa se organizar para pagar todo mês o empréstimo até o final do prazo do contrato, depositando na sua conta o valor da parcela”, esclarece o Ministério da Cidadania.

Dessa maneira, as regras do empréstimo estabelecem que apenas 40% do valor-base pode ser comprometido na hora da contratação do crédito. Além disso, especialistas de economia se preocupam com as altas taxas de juros. Para esse empréstimo, a taxa está limitada em 3,5% ao mês, ou 51,5% ao ano, o que ultrapassa as taxas de outras opções de consignado. Ademais, o prazo para quitação da dívida é de até 24 meses.

Por fim, a liberação dessa nova opção de crédito está prevista para acontecer agora, na primeira quinzena de outubro. Mesmo que o limite de juros seja alto, a presidente da Caixa Econômica Federal, Daniella Marques, garantiu que disponibilizará esse empréstimo consignado com o menor juros possível.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS