Conecte-se conosco

Economia

Empréstimo do Bolsa Família será liberado para quem tem CPF sujo?

Linha de crédito consignado para beneficiários do Bolsa Família está nos planos do governo para reestruturação do programa.

Publicado

em

O presidente Jair Bolsonaro entregou ao Congresso a medida provisória que revoga o Bolsa Família e cria um novo programa de transferência de renda, o Auxílio Brasil. Muitas mudanças estão previstas com a troca, sendo uma delas a liberação de uma linha de crédito consignado.

Leia mais: Segurados do INSS vão receber 14º salário ou abono de R$ 2 mil ainda em 2021?

Se a proposta for aprovada, os beneficiários do programa social poderão contratar empréstimos consignados com margem de 30%. Isto é, o valor do crédito poderá comprometer até essa porcentagem do benefício do cidadão.

Caso a inscrito seja excluído do nova Bolsa Família terá que continuar quitando as parcelas até o fim da dívida, mantendo as condições acordadas no ato da contratação.

Quem tem nome sujo vai conseguir contratar?

Embora o acesso ao crédito seja dificultado para os consumidores negativados, quem está com o nome poderá ter acesso à linha de crédito do governo. A informação ainda não foi confirmada, mas como pagamento da dívida é garantido pelo benefício, é bem possível que isso ocorra.

O Ministério da Cidadania afirmou que o crédito consignado do Bolsa Família segue em fase de análise. A novidade deve ser lançada após o fim dos pagamentos do auxílio emergencial, previsto para outubro.

Auxílio Brasil

O novo programa de transferência de renda do governo federal pagará um benefício médio 50% superior ao atual, cerca de R$ 280. Além disso, a expectativa é de que serão incluídos três milhões de beneficiários após as mudanças no teto que define a linha de extrema pobreza.

O Auxílio Brasil incluirá benefícios extras além do valor base, sendo eles:

  • Benefício Primeira Infância;
  • Benefício Composição Familiar;
  • Benefício de Superação da Extrema Pobreza;
  • Bolsa de Iniciação Científica Junior;
  • Auxílio Esporte Escolar;
  • Auxílio Criança Cidadã;
  • Auxílio Inclusão Produtiva Rural;
  • Auxílio Inclusão Produtiva Urbana; e
  • Benefício Compensatório de Transição.

Jornalista graduada pela Universidade Federal de Goiás (UFG), integra o time VS3 Digital desde 2016. Apaixonada por redação jornalística, também atuou em projetos audiovisuais durante seu intercâmbio no Instituto Politécnico do Porto (IPP).

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS