Conecte-se conosco

Agronegócio

Encontrar um trevo-de-quatro-folhas é mais fácil do que se pensava

Estudo revela que a chance de encontrar um trevo da sorte é muito maior.

Publicado

em

O trevo-de-quatro-folhas, muito associado à sorte em diferentes culturas do planeta, pode ser menos raro do que se imagina. Um estudo realizado pela equipe do site Share the Luck sugere que as chances de encontrar tal planta são superiores ao que a crença popular sustenta.

Comumente, as pessoas acreditam que a probabilidade de descobrir um trevo com quatro folhas seja de 1 em 10 mil. No entanto, os pesquisadores desafiaram essa ideia ao propor que a chance real é de 1 em 5 mil. A partir de uma análise extensiva de 5,7 milhões de trevos, a pesquisa indica uma estatística mais otimista.

Embora tais números animem, existem fatores que influenciam o surgimento de um trevo-de-quatro-folhas. Aspectos como o tipo de trevo, a qualidade do solo, a exposição ao sol e a temperatura desempenham papéis cruciais para que um trevo assim surja em seu jardim.

Trevo-de-quatro-folhas representa sorte em diversas partes do mundo – Imagem: reprodução/ Sudipta Mondal/Pexels

A complexidade genética do trevo

O fenômeno dos quatro folículos no trevo resulta de uma mutação genética na espécie Trifolium repens. Porém, apenas a presença desses genes não garante a formação do trevo especial com quatro folhas.

Para que os genes se manifestem, são necessárias condições específicas, como terra bem nutrida, luz solar e temperatura ideal, mas tais fatores exatos ainda são pouco compreendidos para gerar um trevo da sorte.

Como cultivar seu próprio trevo-de-quatro-folhas

Apesar de não ter uma origem conhecida, a Irlanda se destaca pela alta incidência do trevo-de-quatro-folhas. Contudo, essa planta da sorte pode aparecer em outros locais.

Para tal, o ambiente deve estar fresco e bem iluminado, com boa exposição ao sol. Já o solo precisa ser úmido e ligeiramente ácido.

Por mais que as condições estejam ideais, encontrar um trevo-de-quatro-folhas ainda depende um pouco da sorte, o que explica por que a planta é tão relacionada a esse tema e a superstições. Contudo, com estas dicas, as chances de um deles aparecer em seu jardim aumentam de modo considerável.

Olá, sou John Monteiro, guitarrista e jornalista. Nascido no ano da última Constituição escrita, criado na periferia da capital paulista. Fã de história e política, astronomia, literatura e filosofia. Curto muita música, no conforto da minha preguiça, frequento mais palavras que livrarias.

Publicidade

MAIS ACESSADAS