Política
Energia: Governo define regras mais rígidas para distribuidoras
Diário Oficial da União.
O Ministério de Minas e Energia anunciou que publicará um decreto com regras mais rígidas para os contratos com distribuidoras de energia. O texto será divulgado nesta sexta-feira (21) no Diário Oficial da União.
O decreto incluirá 17 diretrizes que devem ser seguidas nos novos contratos. Para os contratos já em vigor, as distribuidoras poderão optar por aderir ou não às novas regras ao renovar a concessão.
Entre as novas exigências estão metas obrigatórias para a retomada de serviços em casos de eventos climáticos extremos, como chuvas fortes, vendavais e quedas de árvores, a fim de evitar longas interrupções no fornecimento de energia. A satisfação do consumidor será um dos critérios de avaliação das distribuidoras.
Em caso de descumprimento das normas ou falhas na prestação do serviço, haverá restrições na distribuição de dividendos aos acionistas e o processo de punição à empresa será agilizado.
“É uma oportunidade de melhorar efetivamente a qualidade da energia entregue nas residências, comércios e áreas rurais, impactando 56 milhões de unidades consumidoras. Os novos contratos serão mais modernos e as empresas deverão garantir a capacidade real de prestar o serviço. A qualidade será medida pelo serviço prestado ao consumidor. Interrupções prolongadas e longas esperas nos call centers não serão mais toleradas pela população”, explicou o ministro Alexandre Silveira em entrevista à imprensa.
Com as novas regras, o governo federal busca evitar situações como a da Enel, que deixou milhares de moradores de São Paulo sem energia por vários dias após fortes chuvas na região metropolitana.
Energia
A Enel Energia é uma empresa multinacional de origem italiana que atua no setor de energia, sendo uma das maiores distribuidoras e geradoras de eletricidade e gás natural no mundo. Presente em diversos países, a Enel é conhecida por sua atuação em mercados diversificados e por seu compromisso com a inovação, sustentabilidade e transição energética, promovendo o uso de fontes de energia renováveis e tecnologias avançadas para melhorar a eficiência energética e reduzir as emissões de carbono. No Brasil, a Enel opera em várias regiões, fornecendo energia elétrica para milhões de consumidores e enfrentando desafios relacionados à infraestrutura e à prestação de serviços, especialmente em situações de eventos climáticos extremos.
(Com Agência Brasil).

-
Tecnologia14 horas atrás
Não caia nessa! 3 mensagens que podem ser golpes disfarçados no WhatsApp
-
Finanças2 dias atrás
Aposentadoria aos 40 anos é um sonho possível; veja dicas para chegar lá
-
Empresas2 dias atrás
Lucro da JBS salta 77,6% no 1TRI25, para R$ 2,9 bi
-
Carreira2 dias atrás
A IA pode se transformar no seu ‘coach de carreira’ perfeito; veja como
-
Curiosidades2 dias atrás
Saiba por que brasileiros têm chamado Portugal de ‘Guiana Brasileira’
-
Investimentos1 dia atrás
O que são franquias e como começar uma, segundo dicas de especialista
-
Economia2 dias atrás
INSS: Congresso recebe pedido para instalação de CPMI
-
Finanças24 horas atrás
Fatura paga na sexta: em quanto tempo o limite do cartão é liberado?