Saúde
Energia que dá gosto: saiba qual açúcar escolher em cada situação
Várias opções de açúcar para ter mais doçura, ser mais saudável ou ter mais energia. Conheça todos e saiba qual escolher.
Em nossa alimentação ingerimos açúcar o tempo todo, mas você sabia que não existe só um tipo de açúcar?
Você pode até já ter reparado que existe mais de uma opção no bar ou no restaurante, mas já parou para fazer uma escolha consciente de qual consumir?
Existem várias alternativas para esse alimento tão comum que é fonte de energia. Antes de mais nada, você precisa entender que ele pode ser apresentar como simples ou complexo.
O açúcar simples é um açúcar de fácil absorção pelo organismo e uma fonte rápida de energia, porém, de curta duração.
Pode ser encontrado naturalmente em frutas (frutose) ou alimentos como leite e iogurtes naturais (lactose), sem adição de açúcar.
Esses açúcares simples consumidos de forma natural são extremamente saudáveis. Porém, existem alimentos industrializados, como chocolates e refrigerantes, por exemplo, que possuem adição artificial de açúcares simples.
Os açúcares compostos são de digestão mais lenta e sua absorção pelo organismo também. Presentes em massas e leguminosas, constituem uma fonte de energia de maior duração em relação aos açúcares simples.
Dependendo do processo de refinação, podemos encontrar o açúcar em diferentes formas e até sabores, como o açúcar mascavo, que não possui nenhuma refinação, possuindo além da sacarose, cerca de 5% de sais minerais e matéria orgânica.
Devido ao seu baixo índice glicêmico, o açúcar de coco, extraído a partir das flores da palma de coco, é considerado um substituto mais saudável ao açúcar refinado. É feito a partir da trituração de um caramelo produzido a partir do pólen das flores da palma de coco.
Constituído quase 100% por sacarose, o açúcar cristalizado branco passa por um processo de refinação em que perde quase todo o seu cálcio, potássio, fósforo e magnésio.
Mesmo com uma mínima diferença calórica entre o açúcar branco e o mascavo, nenhum dos dois é considerado mais saudável que o outro e os dois podem ser prejudiciais à saúde.
O açúcar em pó é um açúcar normal, mas moído mais finamente. Com ou se o acréscimo de amido em sua composição, normalmente, é utilizado na indústria farmacêutica.
O açúcar light é um composto feito da mistura do açúcar de cana com sucralose, um adoçante feito a partir do próprio açúcar, obtido através da modificação da molécula do açúcar. Por possuir um sabor cerca de 600 vezes mais doce, pode ser utilizado em menor quantidade.
Por fim, o mel, produzido por abelhas a partir do néctar de flores e processado em seus sistemas digestivos, possui, ao contrário do açúcar refinado, inúmeros benefícios à saúde humana.
Além de propriedades cicatrizantes e antioxidantes, ajuda a manter a diabetes sob controle e possui características antimicrobianas.

-
Tecnologia14 horas atrás
5 ajustes essenciais em celulares Samsung que todo dono deve fazer
-
Tecnologia11 horas atrás
Desconexão noturna: por que desligar o Wi-Fi do celular é essencial?
-
Mundo22 horas atrás
Musk deve deixar o governo Trump em breve, diz jornal
-
Cotidiano2 dias atrás
Feriados de abril: veja quais caem em dias úteis e podem virar descanso prolongado
-
Empresas2 dias atrás
Prosegur pretende investir 5 milhões de euros no Brasil
-
Agronegócio2 dias atrás
Não mate sua planta! Veja dicas essenciais para cuidar da zamioculca
-
Empresas2 dias atrás
Taurus adquire fabricante turca de armas Mertsav
-
Investimentos2 dias atrás
Com alta da Selic, quais investimentos se tornam mais atrativos?