Conecte-se conosco

Saúde

Enigmas do tempo: Revelações sobre envelhecer além dos 60 anos!

Cientistas realizam estudo e descobrem que após os 60 o organismo começa a envelhecer e obter problemas a saúde. Mas há esperança.

Publicado

em

Pesquisadores realizaram um estudo e selecionaram 118 pessoas de diferentes idades, porém saudáveis, para participar de um experimento. O objetivo da pesquisa foi mostrar que o organismo do indivíduo começa a envelhecer e obter problemas após os 60 anos.

Dentre as dificuldades apresentadas acerca do envelhecimento do organismo, estão a dificuldade respiratória, o sistema cardiovascular corrompido, assim como a absorção de oxigênio enquanto fazem atividades físicas.

O momento em que o organismo humano começa a envelhecer

Aparecida Maria Catai é professora da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e coordenadora da pesquisa que foi realizada pelos cientistas. Sendo assim, ela explica sobre o envelhecimento do organismo humano.

“Estudar o envelhecimento é importante, pois ele causa alterações em vários dos nossos sistemas orgânicos”, começa a coordenadora sobre o tema em foco, e continua:

“O metabolismo tem sido bastante estudado, assim como a modulação autonômica cardíaca e a aptidão cardiorrespiratória, porém, quase sempre de maneira isolada”, garante. Mas no estudo, eles buscaram apurar as mudanças de forma completa.

Os três itens foram avaliados em conjunto, Aparecida relata que é “após os 60 anos que as alterações nos três componentes analisados se tornam mais significativas.” Os efeitos do estudo foram divulgados na revista Scientific Reports.

Pessoas saudáveis também sofrem as consequências

O bolsista de doutorado da Fapesp e escritor do artigo publicado, Étore de Favari Sagnini, também discute sobre as consequências do envelhecimento do organismo em pessoas saudáveis:

“Com o passar do tempo, o organismo, mesmo em pessoas saudáveis, vai apresentando alguns comprometimentos. Por causa disso, vão sendo realizados alguns ‘ajustes fisiológicos’ para que ele permaneça em equilíbrio [homeostase].”

No entanto, segundo o autor, “esses mecanismos são limitados e vão se exaurindo com o avançar da idade.” Mas há esperança para que o efeito seja reduzido. Isso porque existem metabólitos que podem remediar os impactos nocivos do envelhecimento.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS