Conecte-se conosco

Agronegócio

Então é Natal… Aprenda a cultivar a tuia-holandesa, o famoso pinheirinho natalino

Traga harmonia e boas energias ao seu ambiente com essa espécie, famosa nessa época do ano!

Publicado

em

Nativa dos Estados Unidos, a tuia-holandesa, ou Cupressus macrocarpa, é uma planta famosa conhecida como pinheirinho de Natal, sendo muito utilizada na decoração de jardins. Essa espécie pertence ao grupo de plantas coníferas, reunindo diferentes tipos de pinheiros e árvores de grande porte. Além disso, a tuia-holandesa possui um leve aroma cítrico em suas folhas verde-claras, além de simbolizar harmonia e trazer boas energias ao ambiente.

Muito utilizada na ornamentação natalina, a tuia-holandesa é uma planta que se adapta bem a diferentes ambientes, entretanto, prefere o cultivo em áreas externas. O cultivo em ambientes internos reduz o ciclo de vida da espécie, além de necessitar de alguns cuidados especiais. Além disso, a tuia pode ser usada para compor cercas-vivas, jardineiras e jardins.

Pensando nisso, hoje vamos apresentar algumas dicas de cultivo, para que a sua tuia-holandesa se desenvolva de maneira saudável e deixe o seu ambiente ainda mais charmoso. Confira!

Como cuidar da tuia-holandesa

Veja como cultivar a tuia-holandesa de maneira simples e prática seguindo os seguintes cuidados.

Cultivo

A tuia-holandesa é uma árvore de grande porte, dessa forma, é indicado que ela seja cultivada em jardins e áreas externas. Caso você queira cultivá-la em vaso, o ideal é que você transfira a planta quando ela atingir 1 metro de altura.

Substrato

O substrato deve ser poroso, fino e rico em matéria orgânica. Caso você cultive em vasos, utilize pedrinhas para que haja uma boa drenagem. Além disso, é recomendado colocar cascas de pinus ou argila expandida na planta para que a umidade do solo seja conservada.

Luminosidade

Ao cultivar a tuia-holandesa, escolha um local com meia-sombra, em ambientes que recebam luz solar de 4 a 6 horas por dia. Caso o cultivo for feito em ambientes internos, escolha um local próximo a janela.

Irrigação

Essa espécie se desenvolve bem em ambientes com boa umidade, entretanto, não tolera água em excesso. Dessa forma, durante os meses quentes, regue a planta diariamente. Já em meses frios, faça intervalos de um dia entre a irrigação. Além disso, regue apenas o substrato, a fim de evitar o apodrecimento das folhas.

Adubação

Em relação a adubação, você pode utilizar adubos orgânicos, como o húmus de minhoca, entretanto, é recomendado fazer o uso do adubo NPK 10-10-10, com aplicação a cada dois meses.

Mudas

A propagação da tuia ocorre por meio de sementes e estacas, e o seu plantio deve acontecer no início do inverno, época em que as mudas são mais resistentes.

Manutenção

A tuia-holandesa não necessita de podas, dessa forma, é ideal que seja feita apenas uma limpeza, retirando os galhos e folhas secas.

Agora que você sabe como cultivar a tuia-holandesa da maneira correta, que tal iniciar o seu plantio? Logo você terá belos pinheirinhos para deixar o seu ambiente ainda mais charmoso.

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS