Conecte-se conosco

Finanças

Entenda: Carros estão mais caros do que nunca no Brasil

Veja quais fatores impulsionaram a alta nos preços de veículos no território nacional. Populares mais baratos custam perto de R$ 50 mil.

Publicado

em

Comprar um carro zero km é uma tarefa para poucos, já que o preço tem subido cada vez mais. As opções mais baratas e básicas disponíveis, hoje, custam perto dos R$ 50 mil. Mas afinal, por que o preço do carro está tão caro?

Veja também: Pix 2.0: nova da onda ferramenta vai impactar muitos negócios; entenda!

Primeiro, é preciso lembrar que o mundo ainda está em alerta com a pandemia do novo coronavírus. Depois, tem que se ter em mente os reflexos dessa crise sanitária na economia. A partir daí, é possível começar a entender melhor o problema que atingiu o Brasil e o mundo.

Por que os carros estão tão caros?

Um dos principais motivos pelo encarecimento dos automóveis está na escassez de alguns componentes. Alguns produtos, como semicondutores, por exemplo, estão em falta no mercado mundial. O processo de produção ficou mais lento e mais caro, devido à crise econômica.

Leia mais: Preço da gasolina sobe pela quarta semana seguida no Brasil; diesel recua discretamente

Fora isso, como o valor dos zero km aumentou, a busca por carros seminovos também cresceu. A alta demanda refletiu na elevação dos preços aos consumidores. 

Falta matéria-prima 

Como mencionado anteriormente, parte dos insumos necessários para fabricação está em falta. O aço, por exemplo, aumentou 61% o seu valor. A informação é da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).

Como se não bastasse, a conta de energia ficou mais cara, o dólar subiu, bem como o frete foi reajustado. As alterações de preço não foram meramente singelas, pois atingiram até 339% de alta. Muitas produções tiveram que ser paradas durante a pandemia, por isso o retorno lento tem gerado desabastecimento. 

Assim, como é de se esperar, o custo a mais acaba sendo repassado diretamente ao consumidor. É na hora de comprar o carro que esses reajustes se mostram com muita clareza.

A General Motors (GM) é uma das montadoras que têm sofrido com a falta de componentes na indústria. A fabricante está sem estoque dos modelos Onix e Onix Plus, por exemplo. O Onix é um dos veículos que liderou as vendas no país recentemente.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS