Conecte-se conosco

Finanças

Entenda como abrir uma conta bancária para seu filho pode ajudá-lo

Banco Central libera abertura de conta para menores de 14 a 16 anos. Veja como abrir e confira algumas dicas.

Publicado

em

Educação financeira: área de ensino deve retornar ao cotidiano das crianças e jovens

O Banco Central determina que menores de 14 a 16 anos podem abrir uma conta corrente com a aprovação dos pais. Com o surgimento de sistemas de pagamento digitais, como PayPass e códigos QR, está se tornando cada vez mais fácil para crianças e adolescentes terem uma conta bancária.

De acordo com levantamento realizado pela Confederação Nacional dos Lojistas (CNDL) em parceria com o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), cerca de 50% das pessoas afirmam não ter controle sobre suas finanças.  As justificativas para isso são várias, como confiar apenas na memória para anotar despesas (25%), não fazer registros de receitas e despesas (20%) ou delegar a função a terceiros (2%).

Além de todas as vantagens, a introdução ao mundo financeiro ensina às crianças a importância do dinheiro e responsabilidade desde a tenra idade. Assim, o orçamento introdutório traz comodidade, segurança e ensina a crescer com finanças saudáveis, e por isso ele é importante para a educação e o desenvolvimento financeiro geral. 

Boa utilização

Aqui estão algumas maneiras que auxiliar na boa utilização dessa conta para seu filho:

  • Ao dar dinheiro a menores através de um sistema de pagamento digital ou cartão de débito, o pai paga o subsídio direto em sua conta bancária. 
  • Acompanhar as compras ajuda os pais a monitorarem a atividade financeira de seus filhos. Eles também podem bloquear o acesso ao cartão de pagamento por meio do aplicativo. 
  • Pagamentos sem dinheiro são considerados uma boa medida de segurança porque aliviam qualquer preocupação com roubo, perda ou engano de alguém envolvido em fraude. 

Práticas de educação financeira

Ensinar educação financeira na prática ajuda a criança a entender como administrar seu dinheiro e conseguir o que deseja. Esse processo depende de ações simples, como incentivar o pequeno a comprar um jogo, por exemplo. Ele também pode depositar fundos para cobrir suas despesas, como pagar contas ou comprar comida, em uma conta específica. 

Além disso, há outros benefícios, como permitir que o menor declare Imposto de Renda separado, o que pode diminuir sua carga tributária. Observe também que um menor não pode ser listado como dependente na declaração de imposto de renda de seus pais. 

Para abrir uma conta bancária para menores, a documentação solicitada pode incluir certidão de nascimento, comprovante de residência e RG. É necessário se informar junto ao banco escolhido se ele oferece essa opção.

Tayná Luli, jornalista brasileira, atuante a cinco anos no mercado como redatora, responsável pela apuração, redação e revisão de textos de cunho jornalístico e como produtora na criação de roteiros para programas institucionais em empresas publicas e privadas.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS