Conecte-se conosco

Curiosidades

Entenda como funciona a descarga do banheiro de um avião

Você já se perguntou o que aconteceu após utilizar o banheiro de um avião em pleno voo? Confira a resposta.

Publicado

em

Aviação

Você já se perguntou o que aconteceu após utilizar o banheiro do avião em pleno voo? A resposta foi revelada pelo piloto Garrett em vídeo com mais de 3,9 milhões de visualizações publicado em seu canal no YouTube.

Como os passageiros a bordo vão ao banheiro dezenas de vezes durante um trajeto, e seus dejetos precisam ir parar em algum lugar. De acordo com o piloto, após o pouso, a tripulação de retaguarda coleta todos os resíduos da maneira adequada e transporta o lixo por um duto especial para uma área fechada do avião. Tudo isso ocorre nos compartimentos traseiros, inacessíveis aos passageiros. 

Banheiros a bordo precisam estar sempre disponíveis para uso. Quando o botão da descarga é apertado, um vácuo formado pela diferença de pressão entre o lado de dentro e o de fora da aeronave suga os dejetos para um tanque. Já quando está no solo, um equipamento para ajudar na sucção é acoplado a ele.

Os tanques têm dimensões diferentes que variam de acordo com o tamanho e capacidade da aeronave. Por exemplo: no modelo A320, ele fica localizado na parte traseira do avião, embaixo do assoalho, e pode suportar até até 170 litros.

O piloto lembrar que quando você dá descarga, pode ouvir um barulho alto que pode causar uma sensação de pânico, mas isso significa apenas que a válvula está aberta. É justamente essa abertura que proporciona a liberação da pressão que remove todo o conteúdo do vaso sanitário, incluindo qualquer cheiro.

Usando essa tecnologia, as aeronaves transportam menos água e o peso fica menor, o que reduz o consumo de combustível e ajuda o meio ambiente. Nesse sistema, apenas uma pequena quantidade de água extra é necessária.

Garrett frequentemente aborda questões relacionadas à aviação por meio de seus vídeos. Ele já divulgou como um Boeing 747 pode ser limpo mais de 1.000 vezes, com 320 galões de resíduos produzidos no processo. O piloto também contou curiosidades como o número de vezes que um banheiro pode ser lavado, o que no caso dos aviões da American Airlines chega a mais de 3.000 vezes. 

Tayná Luli, jornalista brasileira, atuante a cinco anos no mercado como redatora, responsável pela apuração, redação e revisão de textos de cunho jornalístico e como produtora na criação de roteiros para programas institucionais em empresas publicas e privadas.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS