Conecte-se conosco

Economia

Entenda o que vai mudar nas transações via PIX em 2023

Com o número de usuários cada vez maior e um novo recorde alcançado, Banco Central segue fazendo alterações no PIX.

Publicado

em

A partir do dia 2 de janeiro de 2023 as novas regras do PIX estabelecidas pelo Banco Central (Bacen) entrarão em vigor. As mudanças são referentes aos limites dos valores das transações.

O Bacen afirma que a mudança é para que o sistema de transação instantânea continue mantendo seu alto nível de segurança, facilite as regras e melhore o acesso dos usuários.

Portanto, as mudanças têm como objetivo facilitar ainda mais as transações realizadas através do PIX, tais como os repasses de salários e pensões.

Criado em 2020 pelo Bacen, o PIX conta hoje com mais de 478 milhões de chaves cadastradas, o número representa mais do que o dobro da população brasileira. Cerca de 20,9 milhões dessas chaves são de pessoas jurídicas.

Estima-se que mais de R$ 17,537 trilhões já foram movimentados desde que o PIX foi lançado há dois anos. No dia 20 de dezembro deste ano, o PIX superou mais de 100 milhões de transações dentro do período de 24 horas. Certamente, as festas de fim de ano tiveram uma influência nesse recorde de PIX realizados.

Contudo, essa não será a primeira mudança que o Banco Central fez no PIX. Afinal, quanto maior a demanda, mais o sistema precisa ser aprimorado. Nos últimos meses, o Bacen disponibilizou alguns recursos nos pagamentos realizados via PIX.

Alguns exemplos das últimas atualizações são os pagamentos de boletos, pagamentos através de QR Code e pagamento usando o “Copia e Cola”.

As atualizações do PIX têm o intuito competitivo, pois através delas o PIX acaba ficando semelhante às finalidades dos cartões de crédito e débito para os pagamentos de alguns serviços, como os streamings, o Uber e o iFood.

O BC deve lançar também o PIX automático. Esse recurso irá funcionar da mesma maneira que os débitos automáticos dos cartões. Ou seja, o usuário poderá programar os pagamentos de contas de internet, luz, água etc.

Algumas instituições financeiras criaram e disponibilizam o PIX Garantido, recurso que permite que o usuário parcele compras. Dessa maneira, o usuário paga o valor da compra no crédito de maneira parcelada, mas o fornecedor recebe de maneira integral.

Provavelmente, esse recurso de PIX Garantido, a longo prazo, vai substituir o uso dos cartões de crédito. Esse modelo de operação não está na Agenda BC de 2023, mas tende a ser significativamente impulsionado pelos bancos.

Além disso, o PIX Internacional também já é um objetivo do Banco Central. Através dele, os brasileiros poderão transferir valores de maneira instantânea para empresas e pessoas de outros países.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS