Conecte-se conosco

Cotidiano

Entenda por que o Pix internacional ainda não está disponível no Brasil

Banco Central informa que ainda não há uma previsão de lançamento dessa modalidade.

Publicado

em

Enfim, foi sonho, virou realidade: o Pix internacional já está efetivo em vários países ao redor do mundo, facilitando os pagamentos transfronteiriços de forma rápida e prática.

No entanto, no Brasil, o Banco Central ainda não tem uma previsão de lançamento da modalidade, mesmo com a aprovação da nova lei cambial que abriu caminho para o Pix internacional.

O que falta para que o Pix internacional vire rotina por aqui?

Atualmente, o Pix internacional já funciona na Argentina, Estados Unidos, Portugal, Uruguai, Chile e França. Para receber o Pix do Brasil no exterior, basta ter uma conta no país e cadastrar uma chave.

A vantagem de utilizar o Pix em outros países é a previsibilidade do câmbio, já que o débito é feito em reais na conta dos clientes, garantindo transações mais transparentes.

A nova legislação cambial no Brasil conferiu maior liberalidade ao mercado de câmbio, permitindo a implementação de novas modalidades de pagamento, como o Pix internacional.

O Banco Central tem acompanhado as discussões para interligações de sistemas de pagamentos entre diferentes países, visando viabilizar pagamentos transfronteiriços de forma mais ágil no futuro.

Pix internacional ainda não tem previsão de lançamento, segundo BC – Imagem: reprodução

Além do Pix internacional, o Brasil também está desenvolvendo a moeda digital brasileira (DREX) e o sistema Nexus, pelo Banco de Compensações Internacionais, que vai possibilitar transferências rápidas de recursos entre países.

Enquanto aguarda o lançamento do Pix internacional, o Banco Central anunciou a chegada do Pix por aproximação, que será disponibilizado em fevereiro de 2025.

Outras modalidades do Pix, como o Pix garantido (parcelado), Pix automático e Pix agendado recorrente, também estão em desenvolvimento e têm previsão de lançamento para este ano.

Por isso, apesar da indefinição sobre o lançamento do Pix internacional no Brasil, o país está avançando no desenvolvimento de novas tecnologias de pagamento que visam facilitar e agilizar as transações financeiras, tanto a nível nacional quanto internacional.

Aguardemos ansiosamente por novidades nesse campo e a implementação do Pix Internacional em solo brasileiro.

Formada produtora editorial e roteirista de audiovisual, escrevo artigos sobre cultura pop, games, esports e tecnologia, além de poesias, contos e romances. Mãe de três curumins, dois cachorros e uma gata, também atuo ativamente em prol à causa indígena no Brasil.

Publicidade

MAIS ACESSADAS