Tecnologia
Entenda porque o WhatsApp deixará de funcionar nestes dispositivos
WhatsApp recebe diversas atualizações e alguns dispositivos não serão capazes de rodar o aplicativo.
Os aplicativos de comunicação estão sempre recebendo atualizações para suprir nossas necessidades, e no caso do WhatsApp isso não é diferente. Somente nos últimos meses, o mensageiro recebeu diversos recursos novos e correções.
Nessas atualizações, a Meta, empresa responsável pela ferramenta, incluiu funções como procura de estabelecimentos próximos, chamadas de voz com até 32 integrantes, saída silenciosa de grupos, ocultação do status “online”, envio de avatares nas mensagens, pagamentos, novos emojis, entre outras.
Além disso, alguns usuários que usam a versão Beta do WhatsApp estão realizando um teste relacionado ao bloqueio de captura de tela em imagens e vídeos de visualização única.
O assunto em questão é: para que o aplicativo funcione com todas as novidades, é necessário que o sistema operacional do celular seja capaz de receber essas atualizações. Atualmente, há versões da plataforma para Android e o iOS.
WhatsApp deixa de funcionar em alguns celulares
A partir do ano que vem, ele não irá mais funcionar em alguns dispositivos. Para que o aplicativo opere em um celular é necessário usar o sistema Android igual ou superior a 4.2 (Jelly Bean), ou o iOS igual ou superior à versão 12.1.
O Android Jelly Bean e o iOS 12.1 foram lançados em 2012 e 2018, respectivamente, e por esse motivo os smartphones anteriores não serão capazes de rodar o WhatsApp.
Parte da culpa do app não funcionar mais nesses aparelhos é a falta de planejamento das próprias fabricantes. As fábricas basicamente produzem cedulares com um “prazo de validade” predeterminado, reduzindo sua vida útil e incentivando o consumismo.
Isso é notado, por exemplo, no fato de que a ferramenta deixará de operar em iOS inferior a 12.1, lançado há apenas quatro anos. Essa lógica de produção faz com que os dispositivos tornem-se obsoletos, ou seja, ultrapassados, tendência conhecida como obsolescência programada.
Apesar disso, sempre haverá necessidade de trocar um dispositivo eletrônico antigo por um dispositivo eletrônico mais novo em certo momento.

-
Cotidiano12 horas atrás
Como pintar a casa sem sujeira: técnica do papelão ganha adeptos nas redes sociais
-
Bancos1 dia atrás
‘Golpe da mão fantasma’: conheça essa nova ameaça digital e saiba como se proteger
-
Economia11 horas atrás
Pix passa por transformação: 8 milhões de chaves serão desativadas
-
Tecnologia2 dias atrás
Spotify anuncia aumento na assinatura em vários países
-
Mercado de Trabalho1 dia atrás
Cancelamento da contribuição sindical pela internet é aprovado pelos deputados
-
Curiosidades1 dia atrás
Família milionária transforma céu em caixa eletrônico ao fazer chover R$ 27 mil
-
Curiosidades2 dias atrás
Agricultor encontra bilhões em OURO, mas não leva nem 1 centavo; veja com quem ficou
-
Economia1 dia atrás
Saiba em quais estados estão os m² mais caros do Brasil [ranking]