Conecte-se conosco

Bancos

Erros bancários têm gerado indenizações que podem chegar a R$ 10 mil

Cliente deve comprovar o prejuízo

Publicado

em

Itaú, Banco do Brasil e Bradesco

Os erros bancários têm gerado indenizações que podem chegar a R$ 10 mil. Isso porque as operações estão cada vez mais simples, mas, ao mesmo tempo, crescendo em volume. Assim, os erros também têm sido bastante comuns.

Assim, quando o consumidor consegue provar que houve um erro por parte do banco, as indenizações costumam partir de R$ 3 mil. Mas, lembre-se, é o usuário que precisa comprovar a falha e o prejuízo causado.

E as cifras aqui expostas não são aleatórias, mas trata-se de uma média das últimas decisões na Justiça de São Paulo.

Porém, quem se dispuser a entrar com uma ação deve saber que a mesma vai tramitar de um a três anos na comarca específica. Ou seja, não é algo que vai acontecer em um mês.

Desenvolve SP: Empréstimos estão disponíveis na plataforma online

Erros bancários

Para se ter ideia de como anda o segmento, um levantamento do Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) com dados do Banco Central e do canal Consumidor.gov.br aponta que em 2020, pela primeira vez, as reclamações contra serviços financeiros superaram as de saúde (20,9%) e chegaram a 22,6% das queixas.

Em 2019, a saúde tinha 23,8% das reclamações, enquanto os serviços financeiros ocupavam a segunda colocação com 18,5%. A inversão no “pódio” em 2020 ocorreu apesar do aumento dos valores de planos de saúde e da maior procura por esse serviço durante a pandemia.

Lista de reclamações

  • Cobrança por serviços não solicitados
  • Cobrança de taxas proibidas ou não previstas no contrato
  • Empréstimo consignado sem a autorização do cliente
  • Fraudes no cartão / compras realizadas sem o conhecimento do cliente

Na comparação entre 2020 e o ano anterior, houve aumento de 441% sobre “Cobrança por serviço/produto não contratado/não reconhecido/não solicitado” na plataforma Consumidor.gov.br. No ranking do Banco Central, as reclamações sobre “Oferta ou prestação de informação sobre crédito consignado de forma inadequada” subiram 56%.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS