Mundo
Espanha pretende encerrar programa de Vistos Gold
País é um dos mais procurados pelos imigrantes endinheirados.
O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, anunciou ontem o fim do programa de vistos gold.
“São necessárias medidas para assegurar que o acesso à habitação seja um direito e não apenas um negócio especulativo. Não queremos um modelo de investimento baseado na especulação”, declarou o líder do governo socialista em Sevilha, durante uma visita a um projeto de habitação pública.
De acordo com agências internacionais, o processo para encerrar o programa será discutido durante a reunião do Conselho de Ministros da Espanha nesta semana.
Aproximadamente 94% dos vistos concedidos a investidores estão associados a investimentos imobiliários, totalizando cerca de dez mil autorizações, concentradas principalmente em Barcelona, Madrid, Málaga, Alicante, Palma e Valência.
Este anúncio ocorre alguns meses após a aprovação, em julho do ano passado, da proposta em Portugal para cessar a concessão de novos vistos gold para investimentos em habitação.
- Leia também: Novo primeiro-ministro de Portugal quer dificultar imigração
Espanha
No que diz respeito ao mercado imobiliário, a obtenção do visto gold é possível por meio da aquisição de um imóvel no valor de 500 mil euros ou mais. O período de residência inicial é de dois anos, com a possibilidade de prorrogação por períodos de cinco anos.
Além disso, o visto de residência pode ser adquirido através de um investimento inicial de dois milhões de euros ou mais em títulos de dívida pública, ou de um milhão de euros ou mais em ações ou participações sociais de empresas espanholas, ou ainda através de depósitos bancários em instituições financeiras do país.
Vistos Gold
Um visto gold, também conhecido como visto de investidor ou visto de residência para investimento, é um tipo de visto concedido por alguns países a estrangeiros que fazem investimentos significativos na economia do país anfitrião. Geralmente, esses investimentos podem ser feitos em imóveis, títulos de dívida pública, ações de empresas locais ou depósitos bancários.
Os vistos gold são frequentemente utilizados como uma ferramenta para atrair investidores estrangeiros e impulsionar o desenvolvimento econômico. Em troca do investimento, os titulares do visto obtêm o direito de residir legalmente no país anfitrião e, em alguns casos, também podem ter acesso a benefícios como assistência médica e educação.
Os requisitos para obter um visto gold variam de acordo com o país em questão e podem incluir critérios de investimento mínimo, como um valor mínimo de imóveis adquiridos ou um montante mínimo de investimento financeiro. Além disso, os candidatos geralmente precisam demonstrar que possuem os fundos necessários e atender a outras condições específicas estabelecidas pelo governo do país anfitrião.

-
Tecnologia2 dias atrás
Não caia nessa! 3 mensagens que podem ser golpes disfarçados no WhatsApp
-
Mercado de Trabalho1 dia atrás
Quando um trabalhador tem direito ao adicional por insalubridade?
-
Tecnologia2 dias atrás
Ferramenta expõe dados de contato no LinkedIn e preocupa usuários
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Brasil é o 6º país que mais adota trabalho remoto no mundo; veja o ranking
-
Empresas2 dias atrás
Tupy reverte lucro e registra prejuízo de R$ 12 mi no 1TRI25
-
Finanças2 dias atrás
Se for apostar online, cuidado! Veja dicas valiosas para não contrair dívidas
-
Bancos2 dias atrás
Banco BMG lucra R$ 115 mi no 1TRI25
-
Agronegócio22 horas atrás
Cróton: conheça a rotina de cultivo ideal para essa planta