Economia
Especialista alerta que montadoras não irão baixar seus preços para favorecer o barateamento do carro popular
Especialistas do setor de produção automotiva alertam que baratear os carros populares poderá ser mais difícil do que se imagina.
Nesta quinta-feira (25), o Governo Federal deverá anunciar um pacote de incentivos para promover o barateamento do carro popular, já que os valores praticados atualmente estariam muito elevados.
As medidas visam incentivar a indústria automobilística a cortar uma parcela dos custos repassados ao consumidor final, para tornar os itens mais acessíveis para a parte mais desfavorecida da população em geral.
A proposta será anunciada oficialmente na data em que se celebra o Dia da Indústria, e os empresários esperam receber as primeiras diretrizes dessa nova política industrial que a atual administração espera implementar.
Ainda de acordo com o Planalto, caso o novo plano seja um sucesso, será possível oferecer automóveis no valor de até R$ 55 mil, segundo as estimativas mais otimistas.
O que dizem os especialistas sobre o assunto?
Como nem tudo são flores, de acordo com alguns profissionais especializados na área, atualmente será um desafio oferecer carros baratos com todos os requisitos de segurança e tecnologia exigidos hoje.
O coordenador de cursos automotivos da Fundação Getúlio Vargas, Antonio Jorge Martins, compara os produtos eletrônicos atuais, que também têm um custo bastante elevado.
“O celular, por exemplo, é uma evolução que não vai mais voltar. Ninguém quer um celular ‘tijolo’ como os antigos, só para pagar mais barato. Ninguém quer mais televisão de tubo. Esse é o mesmo movimento com os carros.“
Em um período em que as vendas estão caindo cada vez mais, tal assunto é motivo de urgência para muitas montadoras e concessionárias de veículos. Afinal, algumas fábricas até suspenderam a produção e dispensaram funcionários devido a essas baixas.
Ainda nas palavras do especialista, o Brasil mudou muito nos últimos 25 anos de maneira geral. O próprio setor automotivo foi alterado, incluindo o próprio gosto dos motoristas.
“Os anos 1990 foram a época em que surgiu o carro popular com o Itamar Franco. Era um veículo desprovido de conforto e segurança. Nos dias de hoje, os veículos, de uma forma geral, possuem bastante conectividade e itens de segurança que são até obrigatórios.”
O coordenador também revela que não gosta de chamar o carro pela alcunha de “popular”, preferindo se referir a ele como “veículo de entrada“. Assim, na visão dele, é complicado incentivar uma volta das opções mais populares, somente reduzindo impostos.

-
Agronegócio2 dias atrás
Você nunca mais vai jogar borra de café fora depois de ver o que ela faz nessas 3 plantas
-
Bancos2 dias atrás
Processo de devolução de Pix errado deve ficar mais simples no Brasil
-
Tecnologia22 horas atrás
Aviação de luxo: confira os 5 jatos mais caros do mundo
-
Economia1 dia atrás
Seu banco não quer que você veja este ranking de cartões para usar fora do Brasil
-
Bancos5 horas atrás
Crise à vista? Santander fecha agências e demite centenas de funcionários
-
Finanças2 dias atrás
Quer um relacionamento duradouro? Especialista ensina a conversar sobre dinheiro
-
Finanças2 dias atrás
Dar mesada ou não? Veja como usar dinheiro para educar seu filho com inteligência
-
Bancos14 horas atrás
Fim do papel? Banco do Brasil inova com comprovantes digitais via WhatsApp