Conecte-se conosco

Investimentos

Especialista cita 8 empresas brasileiras que não repassam dividendos aos acionistas há 5 anos!

Publicado

em

Toro Investimentos

Alerta aos investidores: segundo informações exclusivas levantadas por Einar Rivero, head comercial da TradeMap, existem oito empresas listadas na bolsa de valores brasileira (B3) que não pagaram dividendos aos seus acionistas nos últimos cinco anos.

Isso pode soar bastante desanimador para aqueles interessados em acumular renda passiva, entretanto, não realizar a distribuição dos proventos pode  não  ser algo negativo. De acordo com Einar, cada empresa escolhe o que fazer com seus lucros e isso tem a ver com a cultura presente em cada mercado de capitais onde a companhia atua.

“A cultura latina é de dividendos, mas em outros mercados, como o americano, é comum que a empresa reinvista os lucros para crescer e proporcionar maior rentabilidade aos investidores”, explica o especialista.

Um bom exemplo que pode ilustrar isso é a famosa gigante da tecnologia Apple (AAPL34), que só começou a pagar seus dividendos em agosto de 2012, tendo passado 17 anos sem devolver nada aos seus acionistas.

Isso aconteceu devido a um acúmulo enorme de caixa somado às pressões vindas dos investidores, já que o cenário do momento apontava para a possibilidade de um aumento nas taxas praticadas até o momento nos Estados Unidos.

Entretanto, apesar de ter começado a pagar os dividendos de maneira regular, a organização também diminuiu o volume de investimentos por conta da depreciação, tornando a valorização dos seus ativos muito mais modesta quando comparada a períodos anteriores.

Quais empresas brasileiras não estão pagando dividendos?

As 8 empresas brasileiros citadas com “dividendo zero” no período de 5 anos possuem perfis e atividades bastante variadas entre si. Algumas, inclusive trouxeram benefícios aos seus investidores com a valorização das suas ações, como a Prio (PRIO03), cujos papéis subiram quase 2.000%.

Enquanto isso, outras preferiram usar seus lucros para reinvestir nas próprias operações, e isso pode ser verificado por meio do indicador de Capex referente à depreciação já mencionada.

Neste caso, quando o índice se iguala a 100%, significa que há um equilíbrio saudável entre o que é investido e o tal fator de depreciação. Mas quando o indicador se encontra abaixo dessa marca, isso pode ser um sinal de alerta.

Bom, agora que você já entendeu melhor o assunto, confira abaixo quais foram as oito empresas que não efetuaram o retorno de dividendos aos acionistas nos últimos cinco anos:

  • Azul (AZUL4)
  • BRF (BRFS3)
  • Eneva (ENEV3)
  • Fertilizantes Heringer (FHER3)
  • Gafisa (GFSA3)
  • Gol (GOLL4)
  • Log-In (LOGN3)
  • Petrorio (PRIO3)

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade

MAIS ACESSADAS