Conecte-se conosco

Curiosidades

Essas espécies de animais foram reencontradas após anos!

Ao longo da história cronológica da Terra diversas espécies foram extintas, porém alguns cientistas reencontraram alguns animais. Veja que incrível!

Publicado

em

A extinção de espécies é um processo natural que ocorre desde o surgimento de vida na Terra. Ao longo da história cronológica do nosso planeta, diversas espécies foram extintas e novas espécies surgiram.

Para avaliar as taxas de extinção de uma espécie, os cientistas levam em consideração fatores como o número de adultos reprodutores, a degradação do seu habitat e a sua distribuição geográfica.

No passado, uma espécie era considerada extinta quando passava mais de 50 anos sem nenhum registro dela. Atualmente, para se declarar uma espécie extinta é necessário identificar o último indivíduo da espécie.

E apesar de ser um processo natural, os impactos ambientais causados pelo homem aumentam as taxas de extinção das espécies sendo centenas ou milhares de vezes maior que as taxas naturais. O aniquilamento de espécies tem como consequência os desequilíbrios ecológicos nos ecossistemas.

Mesmo que raro em alguns casos uma espécie considerada extinta no passado possa ser reencontrada, caracterizando, portanto, um erro na declaração da extinção da espécie, dentre as espécies que escaparam da extinção são encontrados crustáceos, insetos, peixes, pássaros e mamíferos.

Na lista de espécies que reapareceram, a mais impressionante é o celacanto. Essa espécie de peixe declarada extinta há mais de 70 milhões de anos foi reencontrada em 1938 no sul da África.

Os dois invertebrados da lista são a abelha-gigante-de-Wallace e o caranguejo da Serra Leoa. O primeiro foi declarado extinto em 1981 e só foi reencontrado novamente em 2019, enquanto seis caranguejos da Serra foram encontrados em 2021. Estes eram declarados extintos desde 1955.

A espécie de primata Társio pigmeu foi considerada extinta na década de 1920, mas foram reencontrados em 2008 por cientistas da Indonésia.

O musaranho-elefante (sengi somali) foi visto pela última vez em 1970, tendo sido considerado extinto até ser redescoberto em 2019.

Uma espécie rara de beija-flor, o sabre-de-santa-marta, foi ameaçado de extinção em 1946, mas também foi reencontrado ainda antes dos anos 2000.

O pássaro takahe, natural da Nova Zelândia, foi considerado extinto em 1898 por conta da caça, entretanto, 50 anos depois, uma nova população foi encontrada nas Montanhas Murchison (Nova Zelândia).

Por fim, um grupo composto por algumas baleias-de-omura foi encontrado em 2013 na costa da Ilha de Madagascar. A primeira descoberta do animal foi em 2003.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS